Estudo de alunos de Engenharia de Produção visa auxiliar o tráfego da região

21/11/22


A simulação computacional de cruzamentos do município de Americana, interior do Estado de São Paulo, foi o tema escolhido pelos estudantes de Engenharia de Produção, Bruno Enrico de Toledo, Bruno Panontim, Evandro de Oliveira, Katia Cristina de Souza, Luis Alberto de Campos, e Waldiane de Paula Azevedo, do polo de Santa Bárbara D’Oeste, para desenvolverem o Projeto Integrador (PI) do primeiro semestre do ano. O trabalho “Uso de simulação para decisão sobre instalação de semáforos” teve como objetivo avaliar o ganho da reprodução antecipada do processo de automação de tráfego com o equipamento, quanto à decisão racional de instalação. 

De acordo com o relatório final do PI, o serviço público brasileiro enfrenta escassez de recursos para investimentos em infraestrutura, principalmente na esfera municipal. “A decisão sobre a prioridade de instalação deve ser criteriosa de forma a maximizar o benefício aos cidadãos. Decisões equivocadas resultam no retrabalho de remoção dos equipamentos e reinstalação em outro endereço”, afirma o grupo.  

O PI foi idealizado após pesquisas com a Unidade de Transportes e Sistema Viário de Americana (Utransv). O órgão apresentou seis cruzamentos considerados prioritários e, após uma análise criteriosa das dificuldades de estudo de cada local, quatro foram descartados, sendo selecionados os da Av. Paschoal Ardito com Rua Luís Baldim, e Av. Rafael Vitta com Rua Florindo Cibim.  

Coleta de dados  

No documento do PI, a equipe revela a metodologia adotada na execução dos planos. “As ferramentas usadas na coleta de dados foram entrevistas não estruturadas, observação não participativa e formulário. A simulação computacional dos locais foi feita com o software Anylogic e a validade estatística dos dados, analisada pela realização do Teste-z bicaudal, ao nível de significância 0,05”, explica.  

As entrevistas realizadas com engenheiros da Utransv captaram informações sobre os cruzamentos, além de estimativas de custos de instalação dos equipamentos. Para a coleta relativa ao fluxo de veículo, foi adotada a observação direta não participante. A pesquisa consistiu na contagem da quantidade de veículos que transitava em uma das opções de direção do cruzamento. Cada local foi observado pelo período de uma hora, entre as 09h e 10h da manhã, em maio. 

Para facilitar a execução da contagem e garantir o registro das informações, foi elaborado um formulário. Nele, estavam todas as opções de direção de fluxo e ao observador coube o lançamento dos respectivos valores observados. 

Resultados 

O impacto na comunidade externa não pôde ser quantitativamente aferido, pois necessita de acompanhamento prolongado para avaliar a eventual adoção da prática da simulação antecipada na unidade municipal de tráfego e serviços de transporte. Para os alunos, os principais ganhos verificados foram a limitação da probabilidade de erro decisório ao nível da significância adotada, a determinação um critério de decisão objetivo, a visualização antecipada do comportamento das mudanças propostas e o baixo custo para a realização das análises. “É esperado que os benefícios notados influenciem os gestores municipais no sentido de oferecer aos servidores do setor melhores condições de trabalho, com equipamentos de informática de capacidade computacional compatível, softwares licenciados, capacitação e treinamentos adequados”, ressaltam.  

Confira o vídeo do Projeto Integrador, aqui.