Alunos de Engenharia de Produção, do polo de São Caetano do Sul, visam sustentabilidade na indústria automobilística

25/11/21

Os estudantes de Engenharia de Produção, Jota Limeira da Silva, Alexander Farias Silva, Thiago Ribeiro, Marcelo Morales, Luiz Cesar de Oliveira e Elisabeth Pereira, do polo de São Caetano do Sul, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), apresentaram no último ano o Projeto Integrador (PI) “Sustentabilidade e Técnicas da Indústria 4.0 no Refugo de Material Plástico”. O trabalho, com orientação de Erika Sato, foi aplicado em uma empresa que produz componentes plásticos para a indústria automotiva e os transforma em produtos de alto valor agregado.

De acordo com o relatório final do PI, as sobras já processadas geram graves impactos ambientais, perda de matéria-prima e outros efeitos socioeconômicos causados pela emissão destes resíduos, em especial polímeros, como o plástico. “Com o projeto, planejamos otimizar a destinação e diminuir o excesso de resíduos plásticos produzidos por uma indústria de peças automobilísticas. Essa melhoria destina-se ao lado operacional, com base em técnicas de engenharia de métodos voltadas à linha de montagem, buscando diminuir os erros operacionais existentes na manipulação de matéria-prima”, afirmou o grupo.

No documento, a equipe afirma que com a reestruturação da linha de montagem, todas as operações ou postos de trabalho ficaram balanceados. “Com todos os colaboradores treinados e conscientizados sobre os cuidados com os componentes a serem utilizados na montagem, percebemos quase que instantaneamente a redução de scrap na coleta de resultados semanais”, ressalta o relatório.

Os alunos explicam que Scrap é um termo usado no meio industrial automobilístico para peças ruins, que não atendem a qualidade especificada pelo cliente ou que apresentam algum tipo de falha de funcionamento, devendo assim ser sucateadas.

Para os discentes, com as ações de melhoria, padronização e treinamento dos funcionários realizados na linha de montagem, a média percentual de scrap caiu consideravelmente. “Se comparado com os valores mostrados antes do projeto, houve uma redução das perdas bem significativa. Mesmo com a conclusão do Projeto Integrador, ainda cabe aos engenheiros e técnicos da empresa acompanhar resultados e aplicar outras técnicas da Indústria 4.0 para expandir benefícios, cuidando da saúde do nosso planeta em benefício das próximas gerações”, concluíram.

Confira o vídeo do Projeto Integrador, aqui.