Alunos de Engenharia de Computação desenvolveram a proposta para incentivar hábitos saudáveis na população; iniciativa foi aprovada com unanimidade na Câmara Municipal

17/09/19

Os estudantes do curso de Engenharia de Computação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, João Marcio dos Santos, Marcos Hamilton dos Santos, Silvana Tomiatti dos Santos e Wilson Cazadei apresentaram neste ano o Projeto Integrador “Construção de pista de caminhada no acostamento do Anel Viário Jenny Guerra Pereira dos Santos - Projeto Caminhando em Quatá". A ação foi idealizada para oferecer aos moradores da cidade um local agradável e seguro para a prática da caminhada.

De acordo com o grupo, o município possui poucas opções para a realização de atividades físicas, o que leva alguns munícipes a se arriscarem em lugares perigosos e sem infraestrutura, como o anel viário, que possui 2.200 metros. “Sugerimos às autoridades públicas a adequação do acostamento com piso apropriado para caminhada, a instalação de iluminação, bancos de descanso e sinalização de segurança no local”, explicou o aluno Marco Hamilton dos Santos.

A iniciativa sugere a pavimentação de três metros em paralelo a pista de rodagem, sendo um metro para faixa de sinalização com leve lombada e dois metros destinados à pista de caminhada. Os discentes recomendam ainda que fossem instaladas lixeiras na via e que fosse realizado um trabalho de paisagismo no local, para que o passeio se torne mais prazeroso.

Para a execução do projeto, a equipe visitou o anel viário e conversou com praticantes do esporte. Os alunos realizaram estudos sobre outras localidades que implantaram pistas de caminhada e se aprofundaram nas disciplinas apresentadas em sala de aula, em especial Introdução a Engenharia, Sociedade e Cultura, Produção de Textos e Economia.

Após estruturado, o Projeto Integrador foi entregue dia 27 de junho ao presidente da Câmara Municipal de Quatá, Elton Masi Stocco, e aprovado por unanimidade pelos vereadores na Sessão Ordinária do dia 05 de agosto. “Após a aprovação, nosso projeto foi encaminhado ao prefeito Marcelo de Souza Pécchio para análise e liberação de verbas para a construção da pista”, afirmou Marco.