Alunos de Engenharia de Computação, do polo de Diadema, pesquisaram ferramentas computacionais para a construção de um CubeSat

10/11/20

O espaço é a grande paixão dos estudantes de Engenharia de Computação Alessandro de Santiago, Gerson de Carvalho, Maria Cristina Tessari-Zampieri, Reginaldo Mota e Rogério Missias de Oliveira, do polo de Diadema, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O interesse em pesquisas e atividades espaciais levou o grupo a elaborar, no último semestre, o Projeto Integrador (PI) “Utilização de Ferramentas Computacionais de Engenharia no Projeto de Nanossatélites: CubeSat”.

O trabalho conta com a tutoria da doutoranda na área aeroespacial pela Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos, Fernanda do Nascimento Monteiro e orientação do Professor Doutor Marcos Antonio Scapin, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

De acordo com o aluno Alessandro de Santiago, a iniciativa foi desenvolvida com o intuito de avaliar ferramentas computacionais (softwares) para aprimoramento do ensino e aprendizagem na construção de um modelo pré-determinado de estrutura para nanossatélite ou CubeSat, no formato 1U (cubo com arestas de 10 cm). “O CubeSat (tipo de satélite miniaturizado usado para pesquisas espaciais) é uma iniciativa da NASA para desenvolver satélites de baixo custo. Ela também utiliza esse conceito para envolver universidades e escolas de ensino médio, em programas espaciais. É uma forma de manter a sociedade envolvida”, explicou.

O discente afirmou ainda que a intenção do grupo não é enviar o CubeSat para órbita, mas fazer um protótipo de testes onde a equipe coloque em prática o conhecimento adquirido no curso de Engenharia de Computação da Univesp.

Para o desenvolvimento do CubeSat, os alunos escolheram os softwares Onshape e Sketch Up. No relatório final do Projeto Integrador, a turma justifica as opções. “As ferramentas apresentam praticidade e simplicidade de utilização. O Onshape é uma ferramenta computacional de design CAD 3D em nuvem, desenvolvido pelo SolidWorks. É independente do sistema operacional e do navegador, sem necessidade de licença ou instalação. Já o Sketch Up é uma ferramenta computacional disponibilizada pelo Google, destacando-se pelo estudo e criação de objetos em 3D”, relata o documento.

O grupo está buscando parcerias com INPE, USP São Carlos e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para continuar avançando no projeto de desenvolvimento do CubeSat, chamado "Calisto". Recentemente, os estudantes conseguiram imprimir em 3D o protótipo do nanossatélite e o denominaram “Ursa Menor”. A impressão durou oito horas e foi feita com o material Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS).