Desemprego causado pela pandemia incentivou alunos de Gestão Pública, do polo de Jaguariúna, a trabalhar o tema; estudantes planejam palestras sobre a formalização do pequeno empresário

09/09/20

Em tempos de pandemia, a crise financeira do país e o desemprego tornaram-se realidade para muitos brasileiros. Os impactos do novo coronavírus refletem no bolso e na informalidade de trabalhadores. Com o propósito de minimizar esse cenário na cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, os alunos Allan Elias, Maiara Arengue, Maria Gonçalves, Mauro da Silva, Reginaldo de Oliveira e Thais Alves, do curso de Gestão Pública, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) desenvolveram, no último semestre, o Projeto Integrador (PI) “Como se tornar um microempreendedor individual: oportunidades, benefícios e amparo legal”.

A iniciativa tem o propósito de apresentar aos moradores da região, por meio de palestras, quais vantagens o trabalhador pode ter com a formalização na categoria Microempreendedor Individual (MEI). “Nós sabemos que em função da crise causada pela pandemia, muitas pessoas perderam o emprego. Elas podem encontrar no microempreendedor individual uma oportunidade de resgatar a cidadania”, afirmou Reginaldo de Oliveira no vídeo de apresentação do PI.

De acordo com o discente, o MEI pode oferecer inclusão social, acesso a créditos com taxas de juros reduzidas, segurança jurídica para o desenvolvimento de atividades e acesso à Previdência Social, entre outros direitos. O grupo pretende esclarecer as dúvidas sobre o tema com palestras no mês de novembro, presenciais ou virtuais, dependendo da atualização da quarentena no Estado de São Paulo.

Para Reginaldo, os encontros serão oportunidades para estreitar o relacionamento com stakeholders locais, Prefeitura, Associação Comercial, Centro Universitário de Jaguariúna e polo da Univesp. “A cidade de Jaguariúna tem cerca de 13% de desempregados. Queremos reverter essa situação e direcionar mais pessoas ao MEI”, disse.