Turma de Pedagogia apresentou a publicação “A Menina Azul e a Descoberta do Mundo Colorido”, baseada em bullying

08/05/19

Os alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) Ariane Barbieri, Helaine Maria Tonon, Heloisa Galvão Carriel, José Augusto Pirângelo, Paulete Nigro Riviera,         Silmara Martinez, e Valéria Furlanetto, da Licenciatura em Pedagogia, do polo de Bocaina, apresentaram no último semestre de 2018 o Projeto Integrador (PI) “Semear”. A iniciativa desenvolveu ações para debater e enfrentar o bullying no 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, localizada na região central do município.

De acordo com a estudante de Pedagogia, Ariane Barbieri, o projeto foi desenvolvido para que os pequenos discentes pudessem identificar o bullying e compreender suas consequências no ambiente escolar. “Buscamos estimular e desenvolver habilidades cognitivas e socioafetivas de autoestima, controle emocional, respeito às diferenças e empatia, como contribuição para o processo de formação humana e cidadã dos educandos”, afirmou.

Com tutoria de Ana Maria Torrecilha Izidoro, o grupo definiu quatro atividades a serem executadas em dois dias na instituição de ensino. No primeiro momento, os pequenos estudantes assistiram o vídeo “For The Birds”, da Pixar Studios. O curta aborda de forma sutil temas como a tolerância e a diversidade. Após a apresentação, foi realizada a dinâmica “Folha da Vida” para expor experiências das crianças, caracterizando marcas que poderiam prejudicar o desenvolvimento pessoal de cada um.

No segundo dia de atividades, as alunas de Pedagogia Silmara Martinez e Ariane Barbieri apresentaram um livro criado exclusivamente por elas para o Projeto Integrador, chamado A Menina Azul e a Descoberta do Mundo Colorido.

O livro conta a história de Ana, uma menina que vai pela primeira vez à escola e escolhe todo o material (mochila, estojo, cadernos, canetas) e roupas (vestidos, laços e sapatos) em diferentes tons de azul, sua cor preferida. Logo, seus colegas a apelidam de “menina azul”, o que gera desconforto e tristeza na criança.

Percebendo a situação, a professora de Ana propõe uma atividade na classe, em que cada aluno escrevesse um texto sobre sua cor favorita e justificasse a escolha. “Criamos o texto e as ilustrações. Usamos as cores e suas misturas para mostrar como as desigualdades podem ser superadas com compreensão e respeito”, disse a autora Silmara.

O grupo de Pedagogia criou ainda o exercício “Caminho das Diferenças”, proporcionando uma avaliação final sobre o comportamento dos jovens em relação ao bullying.

Para o orientador do polo, Emerson Vicente Florentino, a elaboração de um Projeto Integrador oferece aos discentes a oportunidade de lidar com situações desafiadoras e soluções criativas. “O PI teve um impacto intenso nos alunos dessa turma de Licenciatura. Eles vivenciaram fatos reais que ocorrem na educação. Elevaram seus conhecimentos teóricos e práticos, além de trabalharem em equipe para beneficiar um objetivo comum”, afirmou.

Confira o livro A Menina Azul e a Descoberta do Mundo Colorido, aqui.

undefined