Turma de Pedagogia apresentou a publicação “A Menina Azul e a Descoberta do Mundo Colorido”, baseada em bullying
Os alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) Ariane Barbieri, Helaine Maria Tonon, Heloisa Galvão Carriel, José Augusto Pirângelo, Paulete Nigro Riviera, Silmara Martinez, e Valéria Furlanetto, da Licenciatura em Pedagogia, do polo de Bocaina, apresentaram no último semestre de 2018 o Projeto Integrador (PI) “Semear”. A iniciativa desenvolveu ações para debater e enfrentar o bullying no 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, localizada na região central do município.
De acordo com a estudante de Pedagogia, Ariane Barbieri, o projeto foi desenvolvido para que os pequenos discentes pudessem identificar o bullying e compreender suas consequências no ambiente escolar. “Buscamos estimular e desenvolver habilidades cognitivas e socioafetivas de autoestima, controle emocional, respeito às diferenças e empatia, como contribuição para o processo de formação humana e cidadã dos educandos”, afirmou.
Com tutoria de Ana Maria Torrecilha Izidoro, o grupo definiu quatro atividades a serem executadas em dois dias na instituição de ensino. No primeiro momento, os pequenos estudantes assistiram o vídeo “For The Birds”, da Pixar Studios. O curta aborda de forma sutil temas como a tolerância e a diversidade. Após a apresentação, foi realizada a dinâmica “Folha da Vida” para expor experiências das crianças, caracterizando marcas que poderiam prejudicar o desenvolvimento pessoal de cada um.
No segundo dia de atividades, as alunas de Pedagogia Silmara Martinez e Ariane Barbieri apresentaram um livro criado exclusivamente por elas para o Projeto Integrador, chamado A Menina Azul e a Descoberta do Mundo Colorido.
O livro conta a história de Ana, uma menina que vai pela primeira vez à escola e escolhe todo o material (mochila, estojo, cadernos, canetas) e roupas (vestidos, laços e sapatos) em diferentes tons de azul, sua cor preferida. Logo, seus colegas a apelidam de “menina azul”, o que gera desconforto e tristeza na criança.
Percebendo a situação, a professora de Ana propõe uma atividade na classe, em que cada aluno escrevesse um texto sobre sua cor favorita e justificasse a escolha. “Criamos o texto e as ilustrações. Usamos as cores e suas misturas para mostrar como as desigualdades podem ser superadas com compreensão e respeito”, disse a autora Silmara.
O grupo de Pedagogia criou ainda o exercício “Caminho das Diferenças”, proporcionando uma avaliação final sobre o comportamento dos jovens em relação ao bullying.
Para o orientador do polo, Emerson Vicente Florentino, a elaboração de um Projeto Integrador oferece aos discentes a oportunidade de lidar com situações desafiadoras e soluções criativas. “O PI teve um impacto intenso nos alunos dessa turma de Licenciatura. Eles vivenciaram fatos reais que ocorrem na educação. Elevaram seus conhecimentos teóricos e práticos, além de trabalharem em equipe para beneficiar um objetivo comum”, afirmou.
Confira o livro A Menina Azul e a Descoberta do Mundo Colorido, aqui.Mais de Notícias
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