Alunos de Engenharia de Computação instalaram internet em frente ao polo do município; iniciativa pretende ampliar o acesso às praças da região

04/09/19

Os estudantes de Engenharia de Computação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), do polo de Rio das Pedras, Adriana Martim, Alexandre Bortolato, Anderson Gonzales, José Vinícius Amorim, Magali Araujo, Márcia Cristina Corrêa e Valdecir Doniseti Rodrigues, desenvolveram no último semestre o Projeto Integrador  “Rio das Pedras – Cidade Online” . A ideia é a inclusão digital por meio da democratização da Internet em praças públicas em parceria com a iniciativa privada.

A ação foi baseada na meta 11.7, Objetivo 11, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece proporcionar até 2030, o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, em particular para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

Após pesquisas, o grupo decidiu instalar internet wi-fi gratuita em frente ao polo e fizeram um teste na Praça Marechal Deodoro da Fonseca. “Constatamos que os jovens não frequentam os espaços públicos por falta de atrativos. Para reverter esse quadro, definimos como objetivo geral deste estudo a distribuição de internet em locais urbanizados e de fácil acesso”, afirmou Adriana Martim.

De acordo com o grupo, além de fornecer um ambiente mais interessante, a iniciativa possibilitará ao poder público prestar outros serviços aos cidadãos com a conexão de câmeras de segurança, sensores e outros IoTs (dispositivos e sensores digitais que coletam dados e os transmitem pela Internet).

Para o projeto ser executado com precisão, os futuros engenheiros colocaram em prática o aprendizado do curso e verificaram com a prefeitura questões jurídicas e ambientais. Orientada pelo método Design Thinking, a equipe organizou o cronograma de atividades e procurou parcerias para o financiamento do trabalho. “Para a construção de nosso protótipo decidimos buscar financiamento de empresas públicas e do município, pois se trata de uma ação voltada à melhoria da qualidade de vida da sociedade, que não visa fins lucrativos”, explicou a estudante.

Os estudantes conseguiram lançar o protótipo no espaço em frente ao polo, após testes de alcance do sinal, potência, velocidade de comunicação, usuários simultâneos, autenticação e tempo de utilização. “Pessoas da comunidade prestigiaram o lançamento para acessar gratuitamente redes sociais e sites de notícias. Aproveitamos o fluxo de usuários para a realização de uma pesquisa quantitativa e a aprovação do projeto foi unânime. Sua implantação em outras praças da cidade alcançará os objetivos almejados”, comemorou Adriana.

O estudo oficialmente denominado "Os reflexos de uma sociedade competitiva e globalizada na Ocupação dos Espaços Urbanos Públicos e Privados”  foi aprovado pelos moradores,  poder público e ganhou a logomarca “Rio das Pedras – Cidade Online”. De acordo com os estudantes, o título foi idealizado após a cidade ter sido, há poucos meses, declarada “Rio das Pedras – Cidade Digital”. A aplicação em todas as praças públicas da cidade criará uma malha de internet, que possibilitará uma iniciativa mais ambiciosa, o “Rio das Pedras – Cidade Inteligente”.