Iniciativa desenvolvida por alunos do Eixo de Licenciatura é voltada para estudantes do Ensino Médio
Os discentes do Eixo de Licenciatura, do polo de Piracicaba, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Abraão Costa da Rocha, Adria Bentes, Alessandra de Souza, Andrey Magalhães, Camila Marcellino e Maria do Carmo da Silva, desenvolveram pesquisa com o objetivo de melhorar a análise de textos por meio do uso de ferramentas digitais. O Projeto Integrador (PI) "Interpretação de texto através de uma metodologia ativa: o uso do aparelho celular", contou com a orientação de Marcia Sanches Wiege Martins, e foi aplicado com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Eduir Scarpari, no município.
O trabalho foi elaborado com a execução de pesquisas em sala de aula. A equipe notou certa dificuldade dos estudantes para interpretar textos e focar na aprendizagem, dessa forma, decidiram utilizar o celular como ferramenta de pesquisa, e perceberam engajamento dos jovens a partir da inserção dos aparelhos digitais nas tarefas.
De acordo com o grupo, para despertar o interesse dos discentes
pelas aulas é preciso inseri-los nas diversas linguagens e no processo de
multiletramento que cresce a cada dia. “Embora nem sempre esses meios digitais
estejam sendo usados nas salas de aula, por falta de preparação dos docentes,
entende-se que o uso das múltiplas linguagens torna a aula dinâmica e
produtiva”, esclarece a equipe.
Os alunos do Ensino Médio participaram de atividades que envolviam desenhos,
textos e representações orais de histórias em quadrinhos. O projeto evidenciou a importância de
uma metodologia ativa e do uso das tecnologias da informação e comunicação
(TICs) como estratégias de ensino para despertar o interesse, promover a
participação ativa e tornar o processo educativo mais dinâmico e eficiente.
A equipe também destacou a necessidade de um planejamento e direcionamento
adequados do uso de aparelhos digitais para obter bons resultados.
O grupo concluiu, após receber uma resposta positiva dos alunos e professores, que o uso do celular como ferramenta de pesquisa e leitura contribuiu significativamente para a melhoria das habilidades interpretativas dos estudantes. A integração entre tecnologia e educação mostrou ser uma abordagem promissora para envolver os alunos e torná-los leitores cada vez mais competentes e ativos no processo educacional.
Para mais informações, assista ao vídeo do PI.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp