Estudantes de Engenharia de Produção criam proposta para otimizar fabricação de empresa do setor de usinagem
Os alunos de Engenharia de Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), André Fabiano de Araújo, Diógenes Cássio Barbosa, Jeferson dos Santos, Jordânio José dos Santos, Marcelo Silveira, Rafaella Longhini, Ronaldo de Moraes, dos polos de Barueri e Mauá, desenvolveram um Projeto Integrador (PI) focado em aprimorar a eficiência da produção de peças na empresa do setor de usinagem Marks Peças Industriais Ltda. A equipe contou com as orientações dos professores Robert Eduardo Cooper Ordonez, Mônica Cristina Garbin e Yasmin Falcão.
O PI intitulado “Simulação antecipada como ferramenta preliminar para automação industrial do processo de rebarbação de peças: Estudo de caso em uma indústria metal-mecânica paulista”, foi desenvolvido com base em uma coleta de dados realizada no processo de rebarbação de peças, onde foram identificados movimentos excessivos nos produtos que causam perda de tempo no procedimento.
O projeto visa automatizar este processo, com o uso de simulação antecipada para poder avaliar as possibilidades de ganhos e impactos. A metodologia empregada para a proposta foi a do Design Thinking, seguindo três etapas: Imersão, ideação e prototipação. Durante o desenvolvimento foram feitas entrevistas com os gestores e visitas ao local.
Para aumentar a eficiência do processamento das peças, o grupo apresentou dois cenários por meio de simulações. O primeiro cenário mostra a condição atual, reproduzindo os valores de tempo e produtividade com o processo feito pelos funcionários, baseado nas observações realizadas. No segundo, a simulação apresenta o procedimento automatizado pelo uso de esteiras, eliminando a necessidade da transferência das peças de forma manual, reduzindo tempo e esforço.
Por meio do uso da simulação, foi possível constatar um aumento de 18% na produtividade e de 15% na disponibilidade para processamento da estação de rebarbação, em comparação com o processo atual. Os funcionários também se beneficiariam com a redução do trabalho manual, do desgaste físico e riscos de lesões, ocasionados pelo transporte das peças.
De acordo com os estudantes, o PI mostra a importância da tecnologia de simulações na tomada de decisões por parte da gestão e administração das empresas. “Os dados obtidos por meio do projeto ajudaram a planejar e antecipar impactos. A empresa considera a implementação definitiva da rampa após confirmar os resultados. Os objetivos específicos foram alcançados, e a metodologia pode ser aplicada em situações análogas, destacando a relevância científica do trabalho” completaram.
Mais informações sobre o projeto, acesse https://youtu.be/0ajxPqPwgGo .
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
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