22/01/16

Tatiana Bertoni entrevista no programa Livros, da UNIVESP TV, a arte-educadora e professora da Universidade de São Paulo e Anhembi Morumbi, Ana Mae Barbosa, para falar sobre o livro Redesenhando o desenho: educadores, política e história (Ed. Cortez, 2015).

A publicação trata do ensino de desenho – de acordo com a entrevistada, nome dado até 1971 aos cursos de educação artística – no período entre 1927 e 1937, quando começou a perseguição a educadores promovida pela ditadura do Estado Novo (1937-1945).

O livro traz um texto inédito do filósofo e pedagogo norte-americano John Dewey, encontrado nas pesquisas de Ana Mae Barbosa nos Estados Unidos, que explica o sentido do desenho como técnica e criação, conforme defendido pela Escola Nova (movimento que ocorreu na primeira metade do século XX, com objetivo de renovação do ensino).

Assista ao programa: