Pesquisador fala sobre estudo que buscou o grau de parentesco entre os grupos de peixes
No programa Fala, Doutor, da UNIVESP TV, Henrique Rosa Varella, biólogo e pesquisador do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP), fala sobre a sua tese de Doutorado “Relações filogenéticas das espécies de Crenicichla Heckel, 1840 e Teleocichla Kullander, 1988 (Teleostei: Cichlidae)”. O trabalho busca lucidar, de forma objetiva, as relações entre as duas espécies de peixes, formando, assim, grupos de espécies que reflitam o grau de parentesco.
A pesquisa inovou empregando métodos morfológicos (estudo das partes do corpo) e a cladística (classificação dos seres vivos a partir de relações evolutivas), buscando a centralidade comum entre essas famílias. “Como havia uma hipótese de relações próximas entre esses dois gêneros, eu resolvi juntar todas as espécies, e ver se isso podia ser testado, se isso era verdade, e tentar também estabelecer os agrupamentos dentro desses dois gêneros”, explicou Varella.
A porção neotropical da família Cichlidae, da qual fazem parte os gêneros estudados, inclui espécies de peixes importantes para o aquarismo comercial (como os apistos, oscars, acarás-bandeira e acarás-disco) e para a pesca (tucunarés, jacundás e os acarás).
Confira a entrevista e saiba mais sobre o assunto:
Mais de Notícias
-
Comunicado Oficial Univesp- Novo Marco EaD
-
Alunos de instituições de ensino gratuitas representam 90% dos candidatos do Vestibular Univesp 2025
-
Provão Paulista divulga quarta chamada para Fatecs e Univesp
-
Univesp lança Programa Carreira destinado a alunos e ex-estudantes
-
Univesp e universidade da Indonésia firmam parceria durante 30º CIAED