21/10/15

A segunda e a terceira reportagens da série especial “1985 – 30 anos de democracia”, que estreou neste mês na UNIVESP TV, tratam do governo do presidente José Sarney entre os anos 1985 e 1990.

Em abril de 1985, Tancredo Neves, o primeiro civil eleito presidente depois de 21 anos de ditadura militar, faleceu antes que tomasse posse. O vice José Sarney, então, assumiu a presidência da República com uma equipe que desconhecia. Enfrentou oposição política, uma grave crise econômica e convocou uma Assembleia Nacional Constituinte para redigir uma nova carta magna para o Brasil. Heterogênea e difícil, a gestão do maranhense teve o mérito de assegurar a transição da ditadura militar para a democracia.

Para tentar deter uma inflação galopante, o presidente lançou o Plano Cruzado, elaborado pela equipe liderada pelo ministro João Sayad. No princípio um sucesso, o Cruzado naufragou depois de seis meses, com crise de abastecimento e a volta da inflação por meio de pagamento de ágio sobre os produtos. Mais dois ministros da Fazenda tentaram contornar a crise e sob a gestão do último, Mailson da Nóbrega, a moratória brasileira foi solucionada. Sarney assinou a nova Constituição e passou a faixa presidencial a Fernando Collor de Mello, primeiro presidente escolhido em eleições diretas.

Participaram das reportagens os pesquisadores Brasílio Sallum Júnior e Cícero Romão Rezende de Araújo, da Universidade de São Paulo, o ex-deputado constituinte Nelson Jobim e os ex-ministros Luiz Carlos Bresser-Pereira e Ronaldo Costa Couto.

Confira:

Parte 1

Parte 2

Roda Viva

Sarney participou do programa Roda Vida, da TV Cultura, em 14 de março de 2005. Vinte anos após o fim do regime militar, ele revela suas memórias e dá seu testemunho pessoal. Clique aqui e confira na íntegra a transcrição da entrevista no site Memória Roda Vida, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).