Documento prevê a colaboração dos órgãos para a promoção de iniciativas voltadas à Academia do Turismo SP

19/06/24

O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Marcos Borges, e o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo (SETUR -SP), Roberto de Lucena, assinaram na tarde desta quarta-feira (19/06), um protocolo de intenções que prevê a colaboração mútua entre as instituições para o desenvolvimento do Programa Academia do Turismo SP.  O ato aconteceu durante a 7ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, no WTC Events Center, na capital paulista.

O evento contou ainda com as presenças de outras autoridades, entre elas, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e de profissionais de instituições parceiras, como Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de SP (AMITESP), Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares (Fhoresp), Unesp, Centro Paulo Souza (CPS), Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH), Aprecesp e Braztoa.

O Programa Academia do Turismo SP consiste em uma iniciativa de qualificação, capacitação e inovação em turismo, que tem como objetivo agregar, articular, promover, estimular e desenvolver a educação, pesquisa, inteligência e inovação voltados aos recursos humanos e profissionais das áreas de turismo, hospitalidade, lazer, entretenimento, evento e gastronomia. A ação resulta de uma parceria com secretarias estaduais de Governo, entre elas, a de Educação e de Desenvolvimento Econômico, instituições de ensino, como Senac e Centro Paula Souza e Univesp, associações de classe, como agências de viagem (ABAV-SP), hotéis (ABIH) e bares e restaurantes (Abrasel), além de empresas do setor.

De acordo com o presidente da Univesp, a participação em políticas públicas voltadas ao aquecimento do turismo e serviços é fundamental para o desenvolvimento do Estado. “As ofertas de formação e qualificação profissional garantem a geração de oportunidades e renda. Dados do Seade revelam que para cada emprego direto no setor, são gerados outros dois indiretos. Contribuir com essa iniciativa reforça o papel da Univesp com o crescimento econômico de São Paulo”, ressalta Marcos Borges.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 60 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 373 municípios do Estado, 57% do território estadual, que abrigam mais de 93% da população paulista.

undefined