Iniciativa busca novas parcerias, além da troca de experiências entre as instituições

19/01/24

O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo Univesp, professor Marcos Borges e diretora acadêmica, professora Simone Telles, participam desde a última segunda-feira(15/01), de reuniões em universidades de Portugal e Espanha. A iniciativa tem como meta a troca de experiências e possíveis parcerias que viabilizem novas oportunidades para os estudantes da Instituição.

Na segunda-feira (15/01), o encontro ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e contou com as participações dos professores portugueses, Cassio Cabral Santos e Neuza Pedro. Na última terça-feira (16/01), se reuniram com o professor e vice-reitor da Universidade Aberta de Portugal, Diego Casa Nova. Na quinta-feira (18/01), a reunião aconteceu na Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha (UNED) com a diretora da Cátedra Unesco de Educação a Distância (CUED), Ángeles Sánchez- Elvira Paniagua.

De acordo com Marcos Borges apresentar o trabalho desenvolvido na Univesp e buscar novas parcerias é fundamental para fortalecer o papel de inclusão proporcionada pela educação a distância no Brasil e mundo. “Discutimos possíveis ações em parceria, ofertas de disciplinas cruzadas entre alunos das instituições, colaborações em disciplinas, co-orientações e pesquisas conjuntas na área de educação e tecnologia”, completa o presidente.

Sobre Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma das maiores instituição exclusivamente de educação a distância das Américas, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 70 mil alunos, entre graduação e pós, e oferece nove cursos realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 422 polos e está presente em 368 municípios do Estado, 57% do território paulista.

Universidades visitadas

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
O Instituto de Educação (IE) é a Escola da Universidade de Lisboa (ULisboa) vocacionada para a investigação, o ensino e a intervenção no espaço público, no âmbito da educação e da formação.
Saiba: http://www.ie.ulisboa.pt/

Universidade Aberta de Portugal (UAB)
Fundada em 1988, é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal. A UAB utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias para proportional uma educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, e dando especial enfoque à expansão da língua e da cultura portuguesas no espaço da lusofonia (comunidades migrantes e países de língua oficial portuguesa).
Saiba mais: https://portal.uab.pt/conhecer-a-uab/

Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha - UNED
A UNED é uma das maiores Universidades espanholas e da Europa. Dedicada ao ensino a distância (utilizando todos os meios de comunicação).
Saiba mais: