Acordo prevê implementação e gestão de políticas públicas em prol das pessoas com deficiência

07/07/23

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) firmou, nesta sexta-feira (7), um protocolo de intenções com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) para a implementação de políticas públicas de inclusão que garantam maior acessibilidade às pessoas com deficiência.

Entre as iniciativas previstas no documento, estão a realização de ações conjuntas que facilitem a vida de pessoas com deficiência, como a elaboração de protocolos e políticas de suporte à vida das pessoas com deficiência; formação de recursos humanos para atendimento nos mais diferentes espectros de atenção; produção, sistematização e integração de dados estatísticos; além do incentivo, fomento e produção de ciência, tecnologia e inovação, direcionadas para as necessidades e demandas desse público no Estado de São Paulo.

“Desde o início da nossa gestão temos reforçado o potencial das universidades na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e essa união de forças fará a diferença. Vejo que São Paulo pode se transformar no maior centro de tecnologia assistiva do Brasil e da América Latina, no mínimo”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Para efetivar as atividades previstas no protocolo, representantes da Secretaria e da Univesp se reunirão rotineiramente para o alinhamento de ideias e identificação de oportunidades, metas e público-alvo para cada projeto apresentado, bem como sua viabilidade.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, a universidade atuará em parceria com a secretaria por meio de criação e divulgação de conteúdos, ações de extensão e de pesquisa. “Pretendemos subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas ao tema. Faremos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar o acesso a conteúdos nesse contexto direcionados à diversos públicos, incluindo nossos alunos, profissionais da educação e da área pública e pessoas portadoras de deficiência (PPDs). Buscaremos atuar em pesquisas relacionadas à inclusão e acessibilidade. Queremos também oportunizar e incentivar o nosso estudante de graduação a desenvolver projetos em prol da pessoa com deficiência”, ressalta.

A assinatura do protocolo ocorreu na sede da pasta estadual, entre o secretário Marcos de Costa e o presidente da Univesp, Marcos Borges. Dentre os presentes, estavam a secretária executiva de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudia Carletto, e o assessor especial da SEDPcD e professor da Faculdade de Direito da USP, Ignacio Maria Poveda Velasco.

O acordo com a Univesp complementa o protocolo de intenções para a estruturação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência assinado no mês de abril pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e três universidades públicas do Estado: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Mais informações no site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a maior pública exclusivamente a distância do Brasil é mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). Atualmente conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista. Em agosto, a universidade deverá atingir 80 mil estudantes, com os ingressantes do Vestibular 2023.