Especialista do Seade analisa o aumento da taxa de mortes por agressão no Brasil nas últimas décadas

26/10/15


A série “Descubra São Paulo” é uma produção realizada em parceria da UNIVESP TV com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que traz estatísticas e análises dos números do estado a partir de estudos produzidos pelo órgão. Neste programa, Renato Sérgio de Lima, assessor técnico da Diretoria Executiva do Seade, fala sobre o seu artigo “Segurança Pública: o desafio da informação”.

A violência urbana é um dos problemas sociais mais graves do Brasil e causou 1 milhão de mortes nos últimos 30 anos. Dados do Boletim Primeira Análise do Seade mostram que a taxa de mortes por agressão subiu de 22,2 por 100 mil habitantes em 1990 para 26,9 em 2013,  embora existam números muito diferentes de acordo com a região analisada.

“Nós temos no país ainda situações bastante graves de violência, [como] na região Nordeste, com taxas que chegam a 40 ou 50 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. E temos situações como a de São Paulo, que tem conseguido reduzir, principalmente do ano de 2000 até agora, a taxa de homicídios para patamares menores […]”, avalia Lima.

De acordo com o pesquisador, os dados deixam clara a importância de uma política mais eficiente de produção e articulação de informações que ajudem a combater a criminalidade e aumentar a transparência na prestação de contas do setor.

 

Assista ao programa e saiba mais sobre o assunto: