Iniciativa desenvolvida por estudantes da Univesp ajuda no controle do fluxo de cargas e reduz reclamações dos compradores; rastreio é feito por meio de leitura de QR Code
Um grupo formado por alunos de Engenharia de Produção, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), do polo de Votorantim, no interior paulista, desenvolveu um sistema de monitoramento de veículos no transporte das mercadorias de empresa de embalagens plásticas em Indaiatuba, com o objetivo de aprimorar o controle e fortalecer o relacionamento empresarial com os clientes.
Os discentes Adriana Haramura, Caio Lourenco, Clemio de Oliveira, Felipe Oliveira, Heder Fernando Mion e Mario Jesus de Souza foram os responsáveis pelo projeto “Sistema QR Code para rastreamento de transporte”. A proposta foi elaborada com base no tema norteador do PI de Engenharia de Produção “Gestão de Cadeia de Suprimento no contexto da Globalização 4.0: Sistemas e estratégias para novas oportunidades de mercado” e contou com a supervisão dos tutores Luís Fernando Bevilacqua e Karina Leite Campioni.
A metodologia de Design Thinking foi usada no processo de identificação do problema. Os alunos precisaram imergir no cenário para entender a problemática e desafios da empresa. Após coleta de dados, a partir das reclamações dos clientes, foi apontada a insatisfação em relação ao cumprimento de prazos. O sistema de monitoramento ajudou a identificar as causas, como problemas internos na empresa ou transportadora contratada pelo cliente
No desenvolvimento da solução, foi aplicada a abordagem do HumanCentered Design – toolkit, método criado por empresa de design que consiste em 3 etapas e temas: Desejo das Pessoas, Praticabilidade e Viabilidade. A elaboração do sistema foi feita pela equipe com apoio da área de Tecnologia de Informação da empresa, criado com Java Script e PHP para o processamento do QR Code que é gerado a partir da placa, data e horário de saída ou entrada do veículo. O SQL foi utilizado para o banco de dados e a Intranet como plataforma para o acesso interno.
O sistema permite uma vistoria mais precisa e agilidade na administração de prazos. Após testes, constataram-se resultados positivos, apresentados por meio dos dados de satisfação dos clientes coletados antes e depois da implantação do programa. Segundo o relatório do PI, o projeto gerou uma melhora de 86% nos indicadores internos da empresa, com apenas uma reclamação no segundo mês após a implementação.
Para mais informações, veja o vídeo do projeto.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univespconta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 373 municípios do Estado, 58 % do território paulista.
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp