Trabalho aborda estratégia de implementação de ferramentas digitais em curso a distância durante a pandemia
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes da Pós-Graduação de Desenvolvimento de Soluções Inovadoras para Educação a Distância, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), ofertada a mestres e doutores bolsistas, foi adaptado e teve sua publicação no terceiro capítulo do livro “Engenharias e Gestão de Projetos- Práticas, Perspectivas e Reflexões”, da Rede Internacional de Autoria Colaborativa (RIAC).
O TCC “Experiências de Sucesso com o Curso de Empreendedorismo e Inovação Tecnológicas nas Engenharias: implementação da agenda e biblioteca lives”, do doutor em Nanociências e Materais Avançados, e atualmente coordenador Operacional de Curso na Univesp, Paulo Henrique Lixandrão Fernando, e a da pós-doutora e Mestre em Nanociências e Materiais Avançados, Kelly Cristina de Lira Lixandrão, desenvolvido sob orientação da doutora em Matemática e docente da Univesp, professora Glauce Barbosa Verão, apresenta experimentos dentro da plataforma de Ambiente Virtual Aprendizagem (AVA), com o intuito de atender e aproximar o público de engenheiros e tecnólogos em tempos da pandemia de Covid-19.
De acordo com Lixandrão Fernando, o TCC e o capítulo adaptado são direcionados às boas práticas que foram realizadas no AVA da Univesp, em relação aos alunos da 1ª edição da Pós-Graduação “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias”, ofertada pela instituição, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (Unesp). A iniciativa visou descrever quais as técnicas dentro do ambiente virtual foram alteradas em função do planejamento do curso.
No trabalho, foram abordadas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). “O curso tinha sido planejado desde 2019 e sofreu um grande impacto com a pandemia, tivemos que nos adaptar à nova realidade. Após pesquisas e metodologias aplicadas, concluímos que as TICs são fundamentais para a eficácia de cursos a distância, voltados aos engenheiros. Focamos na Agenda e Biblioteca Lives. Espero que o estudo sirva de inspiração para outras universidades”, ressalta Lixandrão Fernando.
Agenda e Biblioteca Lives
A Agenda Lives consiste no registro do dia e horário em que acontecem as reuniões com os tutores. Na ferramenta, desenvolveu-se um manual de procedimentos para que os alunos possam planejar, interagir e resolver conflitos nas transmissões. Ainda permite ao estudante verificar em qual polo está matriculado, dia e horário para atendimento. O serviço foi criado por meio de um hyperlink com o acesso às salas de mediação com os docentes, antes realizadas no Google Meet. Já a Biblioteca Lives permite ao discente que perdeu algum encontro ou reunião com os tutores, assistir posteriormente as gravações disponibilizadas nesse sistema.
Resultados
Após pesquisas com mais de 100 alunos do 3º bimestre de 2020, da disciplina de Pesquisa Operacional, do curso de Engenharia da Computação, e 40 supervisores da Univesp, constatou-se que a implementação de TICs dentro da plataforma de ambiente virtual foi efetiva, assim como as práticas da Agenda e Biblioteca Lives.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil