Nesta semana também será possível ver, a olho nu, o pico da chuva de meteoros Eta Aquaridas; confira dicas e curiosidades

03/05/16


Na próxima semana, os brasileiros poderão acompanhar um fenômeno astronômico que ocorre apenas treze vezes por século: o chamado Trânsito de Mercúrio. O nome é dado à passagem do planeta entre o Sol e a Terra. Com duração de sete horas e meia, o fenômeno se inicia na manhã da segunda-feira (9/5), às 8h12, quando a borda do planeta Mercúrio começará a passar em frente ao Sol. Antes do meio dia, ele atingirá a metade da sua trajetória, e a passagem termina às 15h42.

A passagem de Mercúrio entre o Sol e a Terra aconteceu pela última vez há 10 anos. Se por ventura você não conseguir visualizar esse fenômeno na próxima semana,  saiba que terá a oportunidade de vê-lo novamente, do Brasil, em novembro de 2019. Depois disso, somente em 2049!

 A dica é do astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, que toda semana apresenta na UNIVESP TV dicas de como olhar para o céu.

 

O céu nesta semana

Nesta semana também ocorrem eventos interessantes no céu, visíveis a olho nu. Nas madrugadas de 5 e 6 de maio, será possível observar, a partir das 04h, o pico da chuva de meteoros Eta Aquaridas – a partir da constelação de Aquário, na direção leste, um grupo de meteoros poderá ser observado irradiando de um único ponto no céu. Em lugar escuro, será possível ver de 10 a 20 meteoros por hora.

Durante toda a semana, no início da noite, o planeta Júpiter pode ser visto na constelação de Leão, até as 02h00. Marte aparece às 19h00, na constelação de Escorpião. Em seguida, surge Saturno, às 19h30, na constelação do Serpentário. Todos esses planetas surgem na direção Leste.

 


Passagem de Mercúrio entre o Sol e a Terra 

Assista ao vídeo e saiba mais sobre esses belos espetáculos: