Trote tradicional será substituído por ações ecológicas de dispersão, distribuição e plantio de sementes de ipê-amarelo

11/03/20

Por Prefeitura Municipal de Atibaia

Depois de conquistar a tão sonhada vaga na universidade, o aluno ingressante se depara com o desafio de se integrar à instituição, conhecendo os novos colegas, professores e todo o mundo novo que se apresenta à sua frente. Tradicionalmente associado à humilhação e exposição do calouro a práticas constrangedoras e muitas vezes violentas, o trote universitário vem sendo substituído por ações que têm por objetivo sensibilizar os alunos para a solidariedade e o trabalho em favor da comunidade. Nesse contexto, o polo Atibaia da Universidade Virtual Paulista (Univesp) promove no dia 21 (sábado) o Trote Cidadão Paulista, que busca integrar alunos veteranos e calouros por meio da promoção do voluntariado e da consciência ambiental.

Em parceria com a Associação de Voo Livre de Atibaia, o Trote Cidadão irá reunir pilotos de parapente, paraglider e asa-delta para dispersar sementes de ipê-amarelo nas áreas da Serra do Itapetinga atingidas pelas queimadas. Paralelamente, alunos distribuirão sementes no pouso de asa-delta e no local de decolagem na Pedra Grande, alertando para a importância do reflorestamento.

Além disso, os alunos plantarão sementes em caixas de leite que, depois de germinadas, serão plantadas no polo Atibaia da Univesp e doadas para a comunidade. As três ações utilizarão sementes de ipê-amarelo, escolhida por ser uma árvore nativa da região, e têm como meta conscientizar sobre a necessidade de preservar a flora originária local.

As ações são abertas à participação, inclusive para a doação de sementes e caixas de leite vazias. Para quem quiser participar das ações do dia 21/3, o ponto de encontro para carona solidária será às 12 h na Rua Dr. Joviano Alvim, 112 – Alvinópolis. Essa data poderá ser alterada em caso de previsão de mau tempo. Mais informações: atibaia@polo.univesp.br