Alunos se uniram a população e instalaram comedouros e bebedouros em pontos estratégicos da cidade

04/05/20


Os estudantes do polo de Itariri, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), identificaram no Trote Cidadão Paulista uma boa oportunidade para ajudar os cachorros de rua do município, que não possui Centro de Zoonoses ou órgão público responsável por animais abandonados. Com a supervisão da orientadora da unidade de ensino, Marilza Carneiro, elaboraram, no mês de fevereiro, o projeto Alimenta-cao para distribuírem pela cidade comedouros e bebedouros aos cães desabrigados.  

A proposta da iniciativa, além de alimentar os cachorros, foi despertar nos moradores da região a importância de ajudar os animais. Após levantar quais bairros tinham mais cães em situação de rua, os alunos buscaram parcerias com comerciantes e pessoas que já tinham envolvimento com ações sociais para apoiar o projeto, divulgá-lo e arrecadar rações.  

Com o planejamento das atividades definido, os discentes reuniram-se no polo para confeccionar os equipamentos. “Nossos estudantes produziram oito comedouros e oito bebedouros, que foram distribuídos em quatro pontos da cidade”, explicou Marilza.  

De acordo com a coordenadora, os protótipos foram criados para serem recolhidos ao fim do dia, evitando furtos ou danos. Depois da entrega e instalação dos utensílios, a equipe voltou ao polo para assistir uma palestra preparada pela comunidade acadêmica local com personalidades da área da educação e o prefeito municipal, que ressaltou o valor de ter um polo da Univesp no município e o quanto isso fará diferença na vida dos alunos e da cidade futuramente.  

Os estudantes ainda preparam e distribuíram panfletos para conscientizar a população sobre os cuidados com os cães. “O trote foi um sucesso. Houve aderência e boa repercussão dentro da cidade. Nossos parceiros estão contentes com a ação e muitos animais de rua estão sendo assistidos e ganharam um novo olhar da população”, finalizou Marilza.

undefined