Projeto aconteceu em dois momentos: com a arrecadação de livros para o município e plantação em praça local

14/05/20


Alunos do polo de Piracaia, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, deram início em fevereiro ao projeto “Plantando Conhecimento”, inscrito no Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020. Instruídos na matrícula, os calouros levaram diversos livros para a aula inaugural, com o intuito de serem doados ao programa Piracaia na Leitura, ação desenvolvida por moradores da cidade para a valorização da cultura. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, que autoriza a instalação de mini- bibliotecas nos pontos de ônibus do município.  

No momento da entrega dos livros, os estudantes ganharam do polo um vale-muda para plantarem em uma pequena praça no centro da cidade, adotada pela unidade de ensino. O trabalho foi realizado em ação conjunta de alunos veteranos, calouros e comunidade.  

De acordo com a orientadora do polo, Fabiana Sanchez, a ideia inicial era implantar um jardim de chuva. “Fizemos um estudo para executar na praça essa infraestrutura mas, por falta de recursos, optamos por restaurar o jardim de forma tradicional e ficou muito bonito!”, disse.