Turma do polo de Iguape pesquisou e divulgou a origem da captura do animal, exposto em museu da região e considerado o segundo maior tubarão apreendido no mundo

14/07/20

Os alunos de Pedagogia do polo de Iguape, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Gabriel Augusto Sarcinella, Glenda Evelyn Gretzitz e Jessica de Miranda, tiveram no último semestre a tarefa de desenvolver um Projeto Integrador (PI) que relacionasse contação de histórias e museus. Após pesquisas, o grupo constatou que os moradores do litoral sul paulista não conheciam a origem do tubarão branco que está exposto no Museu Cultural e Histórico de Cananéia Victor Sadowski. O animal, atualmente taxidermizado, foi capturado em 1992 e é considerado o segundo maior tubarão apreendido no mundo, com cerca de três toneladas e mais de cinco metros.

Para divulgar a história do predador, os estudantes elaboraram o PI “Tubarão de Cananéia”, orientados pelo tutor Reynaldo Martinez de Oliveira. O trabalho foi feito com pesquisas locais e entrevistas, já que não havia nenhuma literatura sobre o tema. “Fizemos um estudo científico com coleta de dados e relatos. Conversamos com o historiador e fundador do museu, João Carlos Borges, e descobrimos uma surpreendente narrativa”, afirmou a discente Glenda Evelyn Gretzitz.

A solução do grupo para transformar todo o enredo em uma linguagem de fácil compreensão foi gravar um vídeo com a participação do humorista regional Clebes Oliveira, criador do personagem Bob Orla. “A ideia foi chamar um intérprete cômico, já que a comédia é uma linguagem que atinge diversos públicos para contar de uma maneira muito própria do caiçara a história do tubarão”, explicou Glenda.

Outro objetivo da iniciativa é levar cultura regional para os alunos da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) da região. O vídeo está disponível no YouTube e foi divulgado no site da Prefeitura de Cananéia. A turma ainda contou como auxílio do diretor municipal de Turismo e Cultura, Daniel Oliveira, e equipe, além do canal TV Canis.