Interessados devem se inscrever até 03/07; credenciamento pode ser realizado pelo endereço: univesp.br/transparencia/chamamento-publico-polos

26/06/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre nesta quarta-feira, 26/06, chamamento público para cidades interessadas em implantar um polo de apoio presencial. As inscrições vão até 03/07 e a publicação dos inscritos será dia 05/07 no site oficial: univesp.br. A iniciativa tem como meta a soma de esforços entre Governo do Estado e municípios para promover desenvolvimento, expansão e a universalização do acesso ao ensino superior público por meio da modalidade a distância. Confira o edital.

No formulário de credenciamento, a prefeitura interessada deverá preencher a cidade em que o polo será instalado, população atual, dados do prefeito, indicação de um responsável pela implantação e o tamanho do polo que pretende criar, como descrito no edital e carta de intenção. Após o processo de seleção, os municípios devem apresentar documentação referente ao imóvel onde será instalado e disponibilizar infraestrutura física, tecnológica, administrativa e recursos humanos para funcionamento.

De acordo com o presidente da Univesp, Rodolfo Azevedo, a iniciativa deverá credenciar novos polos para o atendimento no vestibular de 2020. “Vamos vistoriar as unidades selecionadas até setembro. A proposta é que todas apresentem condições necessárias para a assinatura do termo de convênio e ofertem vagas no próximo processo seletivo que será anunciado no segundo semestre desse ano, porém a prefeitura que não conseguir em tempo hábil terá oportunidade em 2021”, ressaltou.

Atualmente, a Univesp conta com 330 polos em 287 municípios no Estado de São Paulo, 44% de todo território paulista. Com conteúdo pedagógico exclusivamente a distância, os polos tornam-se espaços físicos onde os alunos recebem infraestrutura, com computadores, impressoras e acesso à internet, e realizam atividades como provas e discussões em grupo. Nos locais, os estudantes também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica e contar com apoio do orientador, profissional de carreira da prefeitura municipal.

Cronograma 2019:

Inscrições: 26 de junho a 03 de julho

Divulgação da lista de inscritos: até 05 de julho

Assinatura, envio do Termo de Compromisso: até 19 de julho

Implementar a infraestrutura física: até 31 de agosto

Análise documental e vistoria: setembro

Divulgação dos polos aprovados: até 1° de outubro

Interposição de recursos: 1° a 3 de outubro

Homologação e publicação do resultado final, com divulgação das respostas aos recursos interpostos: 4 de outubro

Assinatura do Termo de Convênio: até 11 de outubro

Vestibular Univesp: dezembro de 2019 (início das aulas em 2020)

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com os agentes de apoio pedagógico (facilitador, tutor, supervisor), além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos didáticos.