Convênio firmado com USP, Unesp e Unicamp possibilita seleção de alunos de mestrado e doutorado das três universidades; interessados devem acessar: univesp.br/bolsistas20192

05/06/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Universidade de Campinas (Unicamp), que desejam participar do Programa “Formação Didático-Pedagógico para cursos na modalidade a distância”. Os selecionados atuam como facilitadores virtuais. A iniciativa faz parte do convênio firmado com as três instituições paulistas.

Durante o período do Programa, com duração de até doze meses, os estudantes atuam como facilitadores virtuais nos cursos de graduação da Univesp e recebem bolsas de R$ 1.500,00 a R$ 2.200,00, pagas com recursos próprios do Governo do Estado de São Paulo, por meio da instituição.

O objetivo da formação é desenvolver habilidades relacionadas à prática didática-pedagógica do bolsista em cursos virtuais com a colaboração de um supervisor. Segundo o presidente da Univesp, Rodolfo Azevedo, a ação é essencial para difundir a modalidade a distância no Estado. “Os bolsistas atuam diretamente na plataforma virtual. Todos possuem conhecimento em profundidade necessária para auxiliar nossos alunos nas disciplinas ofertadas. Já contamos com  mais de 600 bolsistas e vamos ampliar esse número nos próximos meses”, explica.

Para participar do Programa, os bolsistas devem permanecer matriculados em cursos de pós-graduação das universidades, ter formação nas áreas relacionadas às disciplinas de graduação da Univesp e possuir disponibilidade de 12 horas semanais. A iniciativa faz parte de parceria com as instituições estaduais paulistas, iniciada na criação da Univesp, em 2012. Interessados devem preencher o formulário: univesp.br/bolsistas20192

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. A Univesp conta com mais de 30 mil alunos matriculados e está presente em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios, mais de 44% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras (a partir do próximo semestre). Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.