Universidade celebra sete anos com desafios e perspectivas; atualmente instituição conta com oito cursos de graduação e mais de 30 mil alunos

22/07/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) completou no último sábado (20/07) sete anos de existência. Hoje, já está presente em mais de 44% do território do Estado e trabalha na formação de mais de 30 mil alunos. A instituição de ensino superior, exclusiva de educação a distância, é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Criada em 2012, pela Lei nº 14.836, conta com a parceria de importantes instituições de ensino: Centro Paula Souza (CPS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A universidade oferece os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Licenciaturas em Biologia, Física, Matemática, Química e Pedagogia, além do Curso de Tecnologia em Gestão Pública. A partir do segundo semestre desse ano, disponibilizará o curso de Letras, novidade do último vestibular, que terá seu resultado oficial divulgado na próxima sexta-feira (26/07). O processo seletivo ofertou mais de 5 mil vagas em 184 polos de ensino em todo o Estado. Foi o maior em alcance territorial.

Ao longo dos anos, a universidade já passou por três gestões. A quarta e atual está focada na transparência, qualidade e atendimento ao aluno. Com essas premissas foram implantadas novas ações, entre elas, o Sistema de Avaliações e o Programa de Facilitadores, além do dimensionamento correto do último processo seletivo. De acordo com o presidente, professor Rodolfo Azevedo, a universidade crescerá de forma organizada e planejada. “Trabalhamos em ferramentas que auxiliam o dia a dia do corpo discente e o planejamento acadêmico. No último vestibular, por exemplo, ofertamos vagas em mais polos e na capital paulista. A próxima etapa é garantir o ingresso de alunos em todos os polos da universidade e a ampliação do leque de cursos”, ressaltou.

No chamamento público aberto em junho, 48 novos municípios demonstraram interesse em implantar polos de ensino da instituição. Com o ingresso das novas cidades, a universidade poderá ter 378 pontos em 335 municípios do Estado, mais de 50 % do território paulista.