Evento aconteceu na manhã da quarta-feira (1/6), no auditório do Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (COPOM).

13/06/16

Aconteceu na manhã da quarta-feira (1/6), no auditório do Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (COPOM), na região central da capital paulista, o encerramento do Curso de Formação de Professores-Autores para a Polícia Militar SP, oferecido pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) para profissionais da corporação. O objetivo do curso é formar policiais militares para atuarem como professores em cursos a serem oferecidos a policiais de todo o Estado na modalidade a distância.

O evento contou com presença do Prof. Dr. Waldomiro Loyolla, diretor acadêmico da UNIVESP. Loyolla parabenizou os alunos pela evolução ao longo do curso e destacou a importância da formação dos profissionais, “uma vez que os senhores e as senhoras serão os educadores no contexto educacional [da PM] ”.

A aula de encerramento foi ministrada pelo Prof Dr. Angelo Luiz Cortelazzo, assessor acadêmico e pesquisador institucional da UNIVESP, que traçou um panorama sobre a legislação educacional brasileira, com ênfase no Ensino a Distância, e fez comparativos entre as legislações educacionais civil e militar.

Prof Dr. Angelo Luiz Cortelazzo, assessor acadêmico e pesquisador institucional da UNIVESP, ministra palestra sobre a legislação educacional brasileira, com ênfase no Ensino a Distância.

Coronel Reynaldo Simões Rossi, diretor do Departamento de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo (DEC/PMESP), enfatizou a importância da parceria com a UNIVESP. Segundo o Cel. Rossi, o ensino a distancia (EaD) é uma solução prática e atual que vai permitir que os policiais militares do Estado sejam treinados em outras valências. “Conseguiremos ter homens mais preparados com capacidade de respostas psicomotoras e atitudinal muito mais elevadas, sem perder o conteúdo cognitivo que a gente quer”, apontou.

Sobre o curso

O curso de extensão, que teve início em (29/03), contou com carga de 60 horas de atividades desenvolvidas ao longo de sete semanas. Os alunos matriculados acessaram os conteúdos de cada módulo pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

De acordo com o Capitão Miguel Jodas, coordenador da divisão de ensino do DEC/PMESP, o curso foi pensado e desenvolvido de forma personalizada para o público da Polícia Militar. Ele também ressaltou a contribuição do curso para o desenvolvimento da corporação. “[O curso] superou nossas expectativas, e fez até com que pudéssemos olhar internamente para algumas lacunas que temos na instituição para que possamos corrigir”, analisou.

As atividades foram ministradas e acompanhadas pela equipe de Design Instrucional (DI) da UNIVESP, composta por Elizabete Briani Macedo Gara (responsável), Edison Trombeta e Nádia Pirillo.

A Capitã Elaine, PM há 18 anos, foi uma das alunas do curso, que descreve como foi o seu aprendizado nesses dois meses. “A experiência foi muito enriquecedora e engrandeceu a minha contribuição como tutora de cursos a distância da PM. Foi importante, muito satisfatório e atendeu as minhas necessidades, porque me possibilitou conhecer várias áreas do conhecimento. Eu consegui tirar as dúvidas que surgiram, e o acompanhamento dos tutores foi fundamental. Agora eu já consigo ter uma ideia da importância dos requisitos na elaboração de um conteúdo”, relatou.

Para a Capitã Juliana, que trabalha na Diretoria Pessoal da PM, o curso foi bastante desafiador. “Tirou muitas ideias erradas que a gente tinha sobre educação a distância, nos acrescentou vários conceitos importantes, e nos fez viver na prática o que é o dia a dia de um curso online. Propôs uma grande autonomia, nos trouxe tanto o conhecimento do conteúdo do curso, quanto uma nova postura em relação à aquisição de conhecimento. Em suma, foi um curso muito proveitoso e uma experiência muito gratificante para todos nós”, destaca.

O Capital Ronaldo trabalha em Unidade Operacional da PMESP e também foi um dos alunos. Ele considera o curso importante, “por trazer uma vivência acadêmica para a corporação”, conclui.

Equipe de Design Instrucional (DI) da UNIVESP, sorteia brindes para os alunos do curso