Meta é ter mediador presencial em todos os polos da universidade; ao todo serão 1.100 mediadores e 94 supervisores

02/07/18

A presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Fernanda Gouveia, participou nesta segunda-feira, 02/07, do primeiro dia de contratação dos novos mediadores presenciais e supervisores da Univesp. Os profissionais serão responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento dos cursos de graduação da instituição.

De acordo com Fernanda, a presença do mediador nos polos é importante para o novo modelo pedagógico da Univesp. “Além do apoio virtual e dos supervisores, teremos o profissional no polo para auxiliar os estudantes. Acredito que dessa forma, a assistência ao aluno é ainda mais eficaz, além de garantir a interface com os municípios parceiros”, explica.

O mediador presencial terá remuneração de R$ 2.500. O profissional deverá dispor de 40 horas semanais, que poderão ser distribuídas de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h (com intervalo de uma hora) e, caso necessário, aos sábados (período matutino ou vespertino). Para se inscrever foram necessários alguns critérios, entre eles, experiência comprovada de, no mínimo, um ano na educação básica ou superior, graduação completa em um dos cursos da Univesp -  Licenciaturas em Matemática, Pedagogia, Química, Física e Biologia, Tecnologia em Gestão Pública, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.

Segundo a nova mediadora do Polo de Jambeiro, em Guaianazes, a pedagoga Fabiana Souza Gomes, 37, que já atua na área de educação há seis anos, a expectativa marcou o momento da contratação. “Estou muito feliz, não é primeiro processo seletivo que participo da Univesp. Agora chegou a minha vez.  É um desafio lidar com as perspectivas dos estudantes”, ressaltou.

Entre as atribuições, o mediador deverá realizar a interlocução e a comunicação dos conteúdos programáticos entre o autor da disciplina e os alunos, acompanhar o desenvolvimento das atividades discentes presenciais e virtuais conforme cronograma do curso, dar suporte ao autor da disciplina no desenvolvimento das atividades com os alunos, estabelecer contato permanente com os estudantes por meio da plataforma AVA e mediar suas atividades, colaborar com a Coordenação do Curso na avaliação dos estudantes, orientar grupos de forma presencial e online, no desenvolvimento de atividades acadêmicas avaliativas, do Projeto Integrador e do estágio, quando assim determinado, além de outras descritas no edital.

Para o engenheiro e mestre em Engenharia Mecânica e Processo de Fabricação, Renato Lemes Capla, 44, que atuará como mediador presencial no Polo de São Carlos, conhecer algo novo e ajudar as pessoas é motivação para o desafio. “Já dei aula em faculdades, entre elas, na Faculdade de Tecnologia (Fatec), o estudante de graduação a distância precisa ser disciplinado e comprometido. Será gratificante participar desse processo”, concluiu.

Supervisor

O supervisor ganhará salário de R$ 5 mil. Para se inscrever foram necessários requisitos, entre eles, especialização, mestrado ou doutorado (será considerado para pontuação apenas a formação de maior titulação), ter experiência comprovada de, no mínimo, um ano na educação superior, e na educação a distância, além da graduação completa nos cursos específicos: Licenciaturas em Matemática, Pedagogia, Química, Física e Biologia, Tecnologia em Gestão Pública, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.

As atribuições serão realizadas em 40 horas semanais. O profissional deverá acompanhar as atividades discentes virtuais conforme cronograma do curso, orientar os mediadores de ensino nas publicações nos fóruns e demais atividades, inclusive as presenciais. Ele também apoiará o mediador de ensino da disciplina no desenvolvimento das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) bem como nas atividades presenciais com os alunos, a exemplo de estágio e Projeto Integrador. Além de esclarecer dúvidas dos mediadores, fazer interlocução com os professores autores e coordenadores.

O processo de seleção contará com seis etapas. As inscrições aconteceram até o dia 17/06. A seleção foi até 21/06. Em 22/06 ocorreu a publicação da classificação e desclassificação. O resultado final foi conhecido em 29/06.