Unidades oferecem estrutura física, tecnológica e de recursos humanos; mais de dois milhões de pessoas vivem nas cidades inscritas

05/07/19

A Universidade Virtual de São Paulo (Univesp) divulgou nesta sexta-feira (05/07), a lista dos 48 municípios interessados em implantar novos polos de ensino da instituição, que participaram do último chamamento público. As unidades contarão com estrutura física, tecnológica e de recursos humanos e deverão ofertar vagas no próximo vestibular. Com o ingresso das novas cidades, a universidade poderá ter 378 pontos em 335 municípios do Estado, mais de 50 % do território paulista.

Com conteúdo pedagógico exclusivamente a distância, os polos tornam-se espaços físicos onde os alunos recebem infraestrutura com computadores, impressoras, acesso à internet e realizam atividades como provas e discussões em grupo. Nos locais, os estudantes também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica e contar com apoio do orientador, profissional de carreira da prefeitura municipal.

Cronograma -  para polos inscritos em julho de 2019:

Inscrições: 26 de junho a 03 de julho

Divulgação da lista de inscritos: até 05 de julho

Assinatura, envio do Termo de Compromisso: até 19 de julho

Implementar a infraestrutura física: até 31 de agosto

Análise documental e vistoria: setembro

Divulgação dos polos aprovados: até 1° de outubro

Interposição de recursos: 1° a 3 de outubro

Homologação e publicação do resultado final, com divulgação das respostas aos recursos interpostos: 4 de outubro

Assinatura do Termo de Convênio: até 11 de outubro

Vestibular Univesp: dezembro de 2019 (início das aulas em 2020)

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. Atualmente, a Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com os agentes de apoio pedagógico (facilitador, tutor, supervisor), além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos didáticos.