Vestibular de 2018 ofereceu 2.550 vagas em todo o Estado; objetivo é formar o profissional para planejar, implementar, supervisionar e avaliar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional

26/02/18

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e o Centro Paula Souza (CPS), por meio das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), iniciam nesta semana, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. O objetivo é formar o profissional para planejar, implementar, supervisionar e avaliar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional. No processo seletivo para o primeiro semestre de 2018, aplicado pela Univesp, foram oferecidas 2.550 vagas em todo o Estado.

Para a presidente da Univesp, professora Maria Alice Carraturi, ter o Centro Paula Souza como parceiro é garantir a excelência do novo curso. Já a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, afirma que as novas tecnologias aplicadas à educação são fundamentais para democratizar ainda mais as oportunidades de formação profissional e o índice de empregabilidade dos jovens paulistas.

O aluno terá acesso a inovadoras metodologias de gestão, baseadas nos princípios da administração pública. O curso será realizado em ambiente virtual de aprendizagem moderno, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos. Assim como ocorre nos cursos presenciais das Fatecs, o estudante será aluno de uma Fatec e, uma vez formado, receberá diploma de tecnólogo.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Esmeralda Oliveira, o aluno terá conhecimentos sobre legislação, ferramentas gerenciais, inglês, espanhol e novas tecnologias para a solução de problemas com propostas inovadoras em políticas públicas.

Parceria Univesp e Centro Paula Souza

Entre as atribuições, a Univesp é responsável por oferecer o ambiente virtual para o desenvolvimento das atividades, disponibilizar tutores e apoiadores dos polos, sistema de gestão acadêmico e suporte, além da realização do vestibular. Cabe ao Centro Paula Souza a indicação do coordenador do curso e docentes responsáveis pela organização do conteúdo programático e pelo acompanhamento das disciplinas e os supervisores regionais de polos para a análise dos procedimentos administrativos e acadêmicos. Ambas instituições colaboram para o desenvolvimento das práticas pedagógicas comuns e material instrucional.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp. Com o objetivo da universalização do ensino superior, em 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão. Hoje já são mais de 35 mil estudantes distribuídos em 244 polos do Estado, nos cursos de Engenharia de Produção, de Computação, Licenciaturas de Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia e Gestão Pública.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 207 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 82 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.