Iniciativa debateu o uso de ferramentas de Inteligência Artificial na educação

24/10/23


O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Marcos Borges, participou nesta terça-feira (24/10), do “Fórum Permanente: Robôs que escrevem em tempos de desinformação: os impactos no jornalismo e na educação”, realizado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp. O encontro presencial, com tradução em Libras, visou discutir os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na produção de conteúdo educativo, jornalístico, de divulgação científica e resultados– positivos ou negativos, além das questões éticas.  

Marcos Borges palestrou na mesa “Algoritmos da Desinformação?”, que também contou com a apresentação do Prof. Dr. André Kazuo Takahata, da UFABC, e moderação do coordenador de Educação Midiática da Secretaria de Educação de Valinhos, Prof. Me. César Gomes. 

Em sua explanação, Borges citou a relevância do uso de tecnologias na educação, e os desafios e riscos gerados por dispositivos atuais. “Exemplifico com o ChatGPT. Precisamos entender as ferramentas de IA disponíveis e preparar nossos professores, jovens e crianças para utilizar esse recurso da melhor forma possível. O ChatGPT é um excelente gerador de textos, mas não substitui a inteligência humana em termos de conhecimento”, disse. 

De acordo com o professor, o surgimento de tecnologias implica em inovações nas metodologias de ensino, como sala de aula invertida e atividades de discussão. “Podemos usar a IA para consolidar ideias e levantar questões em menos tempo. No caso da Univesp, onde temos mais de 75 mil alunos, o potencial de gerar possibilidades de interações e debates é fantástico”, completou Borges.  

Mais informações sobre o evento: https://www.labjor.unicamp.br/forum-permanente-robos-que-escrevem-em-tempos-de-desinformacao-os-impa...