Diretora acadêmica participou de mesa temática referente aos Desafios da integração extensão-ensino na Educação Superior

22/09/23


Nesta sexta-feira (22/09), a diretora acadêmica da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professora Simone Telles, representou a instituição no IV Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES) e IX Seminário Inovações Curriculares 2023, encontro organizado pela Câmara de EaD/UAB e Tecnologias Educacionais da Associação de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). A iniciativa realizada na Unicamp, de 21 a 23/09, com tema "Desafios e Perspectivas no Ensino Superior", pretende ampliar as discussões referentes aos currículos, metodologias, inovação e tecnologias no âmbito da docência universitária.  

A palestra da diretora acadêmica ocorreu às 10h30, na mesa “Desafios da integração extensão-ensino na Educação Superior”. Em sua fala, Telles explicou a metodologia da Univesp baseada em projetos e apontou os principais números que destacam a instituição como referência na educação a distância superior pública. “Somos a quarta universidade paulista e estamos focados em metodologias ativas, entre elas, o Projeto Integrador. Nossos estudantes desenvolvem uma atividade curricular que consiste na resolução de um problema real voltado à profissão em que o curso está inserido. Ao longo do semestre os discentes terão autonomia de aprendizagem, no que tange à pesquisa, organização desenvolvimento do projeto, suporte e acompanhamento. É o aprender na prática”, ressaltou.  

Além das metodologias e currículo, Simone destacou ainda a responsabilidade social e inclusiva da universidade. “Hoje, estamos presentes em 424 polos, espalhados por 370 municípios paulistas. Atendemos um diversificado público. Mais de 80% dos nossos estudantes são da primeira geração de universitários da família, 91%  concluíram o ensino médio em rede pública ou instituição gratuita de ensino e 39% são responsáveis pela renda familiar. Os números revelam a oportunidade que a educação a distância proporciona”, finalizou.  

Veja a programação, aqui.   

Sobre a Univesp 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.