Assinatura ocorreu durante evento de prorrogação do acordo de gestão do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro

08/08/24

O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Marcos Borges e o titular da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), secretário Marcos da Costa, assinaram nesta quinta-feira (08/08), no Centro Paraolímpico, protocolo de intenção para a implantação de um polo da Univesp totalmente acessível. A unidade será instalada no Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI) e servirá de base para a Escola de Inclusão, da SEDPcD, além de capacitar os atletas paraolímpicos, no Projeto Atleta Cidadão do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

De acordo com o presidente Marcos Borges, por meio da unidade presencial será possível o desenvolvimento de políticas de acessibilidade às pessoas com deficiência, em especial com o desenvolvimento de tecnologias assistivas. “Vamos proporcionar um local de aprendizado, integração e formação. Em conjunto com a SEDPcD, nossa parceira de longa data, as próximas etapas serão a assinatura do termo de cooperação e o início das atividades do polo, previsto para 2025”, explica.

A assinatura ocorreu duramente a cerimônia de prorrogação por 35 anos do acordo de cooperação de gestão entre o Governo do Estado, por meio SEDPcD e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A cerimônia teve a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, dos secretários de Estado Marcos Costa (Direitos da Pessoa com Deficiência), Coronel Helena (Esportes) e Valéria Bolsonaro (Políticas para Mulher), do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado, de outros parlamentares, do presidente do CPB, Mizael Conrado, gestores e representantes de entidades e associações ligadas ao paradesporto, servidores e atletas do Time SP, entre eles, os 91 atletas do Time SP que integram a delegação brasileira, com 254 esportistas convocados, para as Paraolimpíadas de Paris 2024.

Na ocasião, o governador Tarcísio anunciou ainda o início de um projeto de construção de um velódromo no complexo, que ampliará as modalidades esportivas desenvolvidas no local e a menção do Comitê Paralímpico Brasileiro no nome da estação Jabaquara, que atende a Linha 1–Azul do Metrô de São Paulo.

Pelo acordo de extensão do prazo de gestão, o Comitê Paralímpico Brasileiro fica responsável por fornecer equipamentos e materiais necessários para os treinamentos, competições e eventos esportivos. Também responde pelos serviços médicos aos atletas, alimentação, manutenção, conservação e segurança do complexo esportivo, que fica numa área de 140 mil m², na zona sul de São Paulo.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp tem mais de 80 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 375 municípios do Estado, 57% do território, que abrigam mais de 93% da população paulista.