Curso terá um ano de duração e será destinado aos gestores, entre eles, dirigentes, supervisores, coordenadores, diretores e vice-diretores

19/03/18

A presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professora Maria Alice Carraturi, e o secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, assinaram nesta segunda-feira, (19/03), na sede da Secretaria, protocolo de intenções que prevê a cooperação técnica dos órgãos para o desenvolvimento de curso de especialização. O Master in Business Administration (MBA) a distância será voltado aos gestores da rede estadual de ensino. Também  participaram do encontro, a chefe de gabinete da Univesp, Ana Carolina Lafemina, a secretária adjunta da Educação, Cleide Bochixio, a coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP), Lúcia Helena Gomes e técnicos da Pasta.

De acordo com a professora Maria Alice, o MBA será desenvolvido pela Univesp e Secretaria de Estado da Educação (SEE). “A especialização será oferecida por meio da plataforma da Universidade. Com um ano de duração, o curso contará com corpo docente experiente em gestão escolar. Os dirigentes, supervisores, coordenadores, diretores e vice-diretores terão um diferencial no currículo e poderão colocar em prática as disciplinas trabalhadas. O MBA também será ofertado em outros estados”, explica.

Segundo Dr. Nalini, o protocolo é a manifestação da nossa vontade para que haja um estreitamento entre a Educação e Univesp. “Vejo com muita satisfação essa possibilidade de oferecer um MBA aos nossos gestores. Essa é uma porta aberta que se transformará em grandes oportunidades”, destacou.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp. Com o objetivo da universalização do ensino superior, em 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão. Hoje já são mais de 35 mil estudantes distribuídos em 243 polos do Estado, nos cursos de Engenharia de Produção, de Computação, Licenciaturas de Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia e Gestão Pública. Os cursos da Univesp são realizados em ambiente virtual de aprendizagem moderno, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

Sobre a SEE

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo possui a maior rede de ensino do Brasil, com 5,3 mil escolas, 230 mil professores, 59 mil servidores e mais de quatro milhões de alunos. Até 2011, a SEE esteve organizada em sete órgãos centrais e dois órgãos vinculados. Em 2012 teve início a reestruturação de sua formação básica, que conta agora com dois órgãos vinculados, sendo eles o Conselho Estadual de Educação (CEE) e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e seis Coordenadorias: Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores – “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP); Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB); Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA); Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE); Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH); Coordenadoria de Orçamento e Finanças (COFI).