Encontros acontecem nos dias 01 e 03 de dezembro, em Santos; Iniciativas fazem parte de uma parceria firmada entre as universidades

27/11/18

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizam dois eventos voltados à inclusão e redução de danos. O primeiro “Encontro de Experiências Exitosas de Inclusão Produtiva pelo Trabalho”, acontecerá no dia 01 e o outro “Seminário Redução de Danos como resistência: afirmação da liberdade e da diversidade da vida”, no dia 03 e contará com a participação da presidente da Univesp, Fernanda Gouveia. As iniciativas são promovidas com o apoio do Grupo de Trabalho do Plano Integrado de Redução de Danos na Baixada Santista e viabilizado por meio de uma parceria entre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).

O Encontro abordará a questão do trabalho real, produtor de valor de uso e de troca, que tem sido um dos motes da reformulação do cuidado em saúde mental, superando a lógica da laborterapia, sob justificativa de cuidado. O evento apresentará políticas públicas de inclusão social que apostam na cidadania e solidariedade para reverter os processos de marginalização e objetificação das relações interpessoais, resgatando a perspectiva comunitária e autossustentável. De acordo com a coordenadora do Projeto, Dra. Luciana Surjus, a questão do acesso à educação e o trabalho como direito nos desafia a elaborar, sustentar e fazer avançar formas organizadas de se promover justiça social.

Já o Seminário, discutirá diferentes interfaces da Redução de Danos e sua potencialidade em fazer a liberdade e a vida resistirem. A solenidade finaliza uma capacitação que teve início em setembro e segue até dezembro, com o objetivo fortalecer políticas públicas sobre saúde coletiva, saúde mental e uso de drogas - voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social. O curso envolveu profissionais dos nove municípios da Baixada Santista e acontece uma vez por semana na Unifesp - Campus Baixada Santista (Rua Carvalho de Mendonça, nº 144, Vila Belmiro, Santos). As aulas foram realizadas no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão - “Diverso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos” - e tem carga horária de 60 horas e certificado.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Casa Civil. Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp, Unicamp e Unifesp. Em junho de 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão, com o objetivo da universalização do ensino superior. Em um ano, já foram ofertadas mais 55 mil vagas em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios. A Univesp oferece os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

Unifesp – Baixada Santista

O processo de expansão da Unifesp iniciou-se de forma efetiva com a fundação do Campus Baixada Santista em setembro de 2004. O campus buscou suprir a demanda pela instalação de cursos que atendessem aos interesses da região, aliando a formação de recursos humanos à pesquisa, inovação e extensão. É constituído por uma unidade universitária – o Instituto Saúde e Sociedade –, atualmente com 1.836 estudantes matriculados nos sete cursos de graduação disponíveis: Fisioterapia, Psicologia, Educação Física (bacharelado – modalidade: saúde), Nutrição, Terapia Ocupacional, Serviço Social e bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar). Em nível de pós-graduação, são desenvolvidos os seguintes programas, com cerca de 200 estudantes inscritos: mestrado e doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde, mestrado profissional no Ensino em Ciências da Saúde, mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde e mestrado em Análise Ambiental Integrada.

Encontro de Experiências Exitosas de Inclusão Produtiva pelo Trabalho

Endereço: Praça dos Andradas s/n, Santos/SP