Iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre as universidades; no encontro foi finalizada uma capacitação iniciada em setembro

04/12/18

Nesta segunda-feira, 03/12, a presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Fernanda Gouveia participou do “Seminário Redução de Danos como resistência: afirmação da liberdade e da diversidade da vida”, em Santos, no litoral paulista. A iniciativa, que reuniu 108 pessoas, foi promovida com o apoio do Grupo de Trabalho do Plano Integrado de Redução de Danos na Baixada Santista e viabilizado por meio de uma parceria entre a Univesp e Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).

O encontro discutiu diferentes interfaces da redução de danos e sua potencialidade em fazer a liberdade e a vida resistirem. O seminário finalizou uma capacitação que teve início em setembro e segue até dezembro, com o objetivo fortalecer políticas públicas sobre saúde coletiva, saúde mental e uso de drogas - voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social. O curso envolveu profissionais dos nove municípios da Baixada Santista e aconteceu uma vez por semana na Unifesp - Campus Baixada Santista. As aulas foram realizadas no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão - “Diverso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos” - e tem carga horária de 60 horas e certificado.

De acordo com Fernanda, a pessoa em situação de rua ou em vulnerabilidade social precisa ter uma atenção pautada na política de redução de danos. “Essa capacitação colocou a universidade a serviço da população. Durante o curso passamos por ancestralidade, narrativas cheias de afeto, moradia, pelo trabalho, juventude e não paramos por aqui. A Univesp também é uma ferramenta transformadora da comunidade na qual está inserida”, completa a presidente.

Foto: Presidente da Univesp, Fernanda Gouveia

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Casa Civil. Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp, Unicamp e Unifesp. Em junho de 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão, com o objetivo da universalização do ensino superior. Em um ano, já foram ofertadas mais 55 mil vagas em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios. A Univesp oferece os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

Unifesp – Baixada Santista

O processo de expansão da Unifesp iniciou-se de forma efetiva com a fundação do Campus Baixada Santista em setembro de 2004. O campus buscou suprir a demanda pela instalação de cursos que atendessem aos interesses da região, aliando a formação de recursos humanos à pesquisa, inovação e extensão. É constituído por uma unidade universitária – o Instituto Saúde e Sociedade –, atualmente com 1.836 estudantes matriculados nos sete cursos de graduação disponíveis: Fisioterapia, Psicologia, Educação Física (bacharelado – modalidade: saúde), Nutrição, Terapia Ocupacional, Serviço Social e bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar). Em nível de pós-graduação, são desenvolvidos os seguintes programas, com cerca de 200 estudantes inscritos: mestrado e doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde, mestrado profissional no Ensino em Ciências da Saúde, mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde e mestrado em Análise Ambiental Integrada.