Evento virtual contou com a participação de mais de 120 formados em Engenharia de Computação e Produção

10/12/20

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) promoveu nesta quinta-feira (10/12) mais uma solenidade de colação de grau on-line. Foram formados 129 engenheiros de Computação e Produção, de polos da capital, litoral e do interior paulista. O evento virtual contou com a participação de representantes da Univesp, entre eles, o presidente da instituição, professor Rodolfo Azevedo, a diretora acadêmica, professora Simone Telles, a coordenadora da Secretaria de Registros Acadêmicos, Andrea Souza, e outros colaboradores da instituição, além de familiares dos engenheiros. Após a abertura da colação feita pelo presidente da universidade, o aluno de Engenharia de Computação, Oséias Rodrigues Feitosa, realizou o juramento das turmas.

Em suas palavras, a diretora acadêmica deixou uma mensagem aos formados. “Sempre digo aos alunos de Licenciatura que eles escolheram a profissão mais linda. Mas, confesso, toda vez que tenho um problema quem me ajuda a resolver são os engenheiros. Vocês possuem uma capacidade incrível de transformar e contribuir para o nosso dia a dia. Obrigada e parabéns”, disse Simone Telles.

De acordo com a aluna de Engenharia de Produção, Cintia Carretero, do polo de Jaú, os cinco anos de esforços foram compensados hoje com louvor. “Agradeço a Univesp, a minha família e aos meus amigos, que foram fundamentais para minha formação”, disse.

Para a família Oliveira Barutti, a comemoração foi dupla. As irmãs Danielle e Daphne, do polo São Paulo- Cidade Dutra, concluíram juntas o curso de Engenharia de Produção. “Cursar a Univesp foi uma experiência desafiadora, pois vínhamos de uma graduação presencial com um modelo de ensino completamente diferente. Nada se compara a uma universidade virtual, no qual o aprendizado e a obtenção do conhecimento depende exclusivamente de você. Essa experiência nos fortaleceu ainda mais como irmãs e hoje, com a conclusão do curso, nos vemos mais preparadas para a vida profissional”, festejou a dupla.

O também engenheiro de Produção, Eduardo Luiz Cremonês, do polo São Paulo- Vila Atlântica, afirmou que realizar uma graduação, em Engenharia, e ainda em uma universidade pública é motivo de orgulho e satisfação. “Não poderia deixar de citar o apoio dos meus colegas de turma durante todo este período, além da equipe do polo, que nos acolheu e forneceu o suporte necessário. O incentivo dos meus pais, esposa e filha também foram fundamentais. Durante essa trajetória, muitas pessoas participaram, e hoje, de alguma forma, todos fazem parte desta conquista”, homenageou o recém-formado.

Durante o encerramento da cerimônia, Azevedo ressaltou a importância dos profissionais das engenharias para a sociedade. “Passamos por um momento muito difícil. Mesmo nesse ano complicado, todos batalharam e alcançaram uma das metas de suas vidas, a de se tornarem engenheiros. Parabéns pela conquista e persistência. Temos um país, estado e municípios que precisam de vocês. Desejo que encontrem problemas, criem e inovem em soluções. Espero que sejam os profissionais do futuro, com trajetórias de realizações e contribuições para transformarem a vida das pessoas”, finalizou.

Engenharias na Univesp

Os cursos de Engenharia de Computação e Produção da Univesp possuem duração de 5 anos. Ambos são habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.

O engenheiro de Computação é formado para projetar, programar, integrar, testar e manter sistemas de hardware e software. Trabalhar no desenvolvimento de produtos, aplicações e serviços em qualquer área da informática e da tecnologia da informação, atendendo a demanda de indústrias, empresas, grupos financeiros, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, estabelecimentos de ensino e do setor de serviços públicos.

O engenheiro de Produção é capaz de verificar os processos organizacionais com visão sistêmica e integrada, analisar e propor soluções para questões complexas, reunindo competências que integrem formação tecnológica em Engenharia de Produção, com a formação humanística, além da necessária instrumentação numérica, quantitativa e computacional. O profissional é treinado para sempre observar o desenvolvimento sustentável das organizações.