Evento de lançamento "Da resistência à referência" contou com a participação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica e da cantora Vanessa da Mata; produção irá ao ar no próximo dia 12

04/12/22

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), junto com a Univesp TV, promoveu nesse sábado (03/12), o lançamento do documentário "Da resistência à referência", produzido em homenagem aos 10 anos da instituição de ensino. O evento, realizado no auditório Simón Bolivar, no Memorial da América Latina, na capital paulista, teve a apresentação do jornalista e mestre de cerimônia Everton Lucas e tradução simultânea em Libras.

A solenidade, com a participação de colaboradores, ex-funcionários e autoridades, foi aberta pelo presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo. “Estou aqui hoje, diante de gigantes que ajudaram a construir e expandir nossa instituição. Muito obrigado por tudo que fizeram até esse momento. O documentário traça uma linha entre passado e presente, desde a oferta de 3 mil vagas, em 43 polos, até os dias atuais, quando contamos com mais de 70 mil alunos, em 414 polos, alcançando 92% da população do Estado”, disse.

Em seu discurso, o presidente ainda ressaltou os números que destacam a inclusão oferecida pela Univesp. “Hoje temos 86% de alunos vindos de escolas públicas, 80% dos estudantes são as primeiras gerações de universitários das famílias. Temos também 80% dos discentes trabalhando, sendo que 39% são os únicos responsáveis pelo sustento de seus lares. Há ainda a inclusão de educandos com deficiência, que encontraram na Univesp uma forma de alcançar todo seu potencial. A educação a distância supera barreiras. Não foi fácil chegar até aqui, mas certamente valeu a pena. Agradeço a união de todos presentes”, afirmou.

Em seguida, o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, falou sobre a importância da parceria da entidade com a Univesp. “Nossa colaboração se iniciou antes mesmo da criação da universidade. Após 12 anos, segue em sinergia na realização de produções de alto padrão educacional e entretenimento. Temos um estúdio destinado exclusivamente à Univesp, a Univesp TV. Já são mais de 12 mil vídeos produzidos e temos mais de 1,2 milhão de inscritos no YouTube”.

Maluf abordou os planos do canal para o futuro. “Iniciamos a execução do “Univesp Play”, serviço gratuito de streaming que vai proporcionar aos alunos uma melhor experiência das aulas. Para a universidade, possibilitará um acompanhamento ainda melhor do desempenho desses estudantes. Iniciamos também um projeto para melhorar a transmissão do nosso sinal na recepção do canal, que foi tão necessário para disseminar o conhecimento durante a pandemia . Esse é o papel da TV Cultura nessa parceria, o compromisso de buscar sempre o que há de melhor para todos”, disse.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Caetano, esteve presente e reforçou o significado da instituição para o progresso da educação. “A universidade é orgulho para todo o Estado de São Paulo. Nesses 10 anos, está comemorando números muito relevantes. Mas não festejamos somente números, mas ainda quem são esses estudantes, transformadores dentro de suas famílias e sociedade. Agradeço o empenho de todos vocês, vida longa a nossa Univesp!”, exclamou.

Após as palavras do secretário, foi exibido um teaser do documentário "Da resistência à referência", que será exibido na íntegra dia 12 de dezembro, às 20h, na Univesp TV e no canal oficial do YouTube.

O secretário de Estado da Educação, Hubert Alquéres, também prestigiou o evento e, assim como todos os convidados, pode admirar a apresentação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, gerida pela Fundação Padre Anchieta, com a participação especial da cantora Vanessa da Mata.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 70 mil alunos de graduação e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2022, a universidade possui 414 polos e está presente em 360 municípios do Estado, que abrigam mais de 92% da população paulista.