Evento destaca a importância da Educação a Distância para a sociedade; ação faz parte das iniciativas de cooperação técnica com a instituição portuguesa
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) oferece no dia 24/06, às 17h, Aula Aberta com os professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE- ULisboa), Neuza Pedro e Cassio Santos. O encontro mediado pelo diretor acadêmico da Univesp, professor Romero Tori, e pela professora titular da Univesp, Celia Haas, será transmitido no canal oficial da Univesp, no YouTube. A apresentação abordará duas temáticas, entre elas, “Competências digitais e Inteligência Artificial na educação de hoje” e “O desafio da digitalização na educação: o quê e o porquê”.
Conheça os participantes da IE-ULisboa:
Neuza Pedro
Professora Auxiliar com Agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutorada em Educação na especialidade TIC na Educação. Possui formação pós-graduada em E-teaching pela Universidade de Agder-Noruega e em Online Assessment pela Universidade de Wisconsin-Stout, nos Estados Unidos. Obteve agregação pela Universidade de Lisboa na área da Educação a distância no Ensino Superior. Integra o Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, órgão responsável pela regulação da formação contínua de professores em Portugal. Lidera a coordenação do Doutoramento e do Mestrado em Educação e Tecnologias digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sendo igualmente membro da comissão diretiva do Programa Doutoral TELSC (Technology-enhanced Learning & societal challenges). Assumiu entre 2010 e 2019 a coordenação do Laboratório de e-Learning da Universidade de Lisboa.
Cassio Santos
Professor Auxiliar Convidado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutor em Educação (Doutoramento Europeu), especializado em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação pela Universidade de Lisboa, acompanhado por um mestrado em Educação e Tecnologias Digitais pela mesma instituição.
Atualmente, está envolvido em pesquisa pós-doutoral na Universidade de Sevilha, com foco em competências digitais, que são centrais para tese de doutorado. Já atuou como pesquisador visitante na Universidade Complutense de Madrid (UCM) e é membro da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação e Treinamento (UIDEF), da Universidade de Lisboa. Tem experiência em diversos projetos de pesquisa, incluindo o CLASSROOM 4.0 e a avaliação do impacto de intervenções educacionais na alfabetização digital.
Leciona disciplinas no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, abrangendo Recursos Educacionais Digitais, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Cidadania Digital (e-Cidadania) e Educação a Distância. As publicações científicas de sua autoria estão focadas em competências digitais de professores, especialmente no ensino superior online, políticas públicas em educação e transição digital, e inteligência artificial. Os interesses de pesquisa e supervisão de estudantes estão voltados para competências digitais, inteligência artificial na educação e o uso de tecnologias digitais para aprimorar os ambientes de aprendizagem.
Professores da Univesp:
Romero Tori
Tori é engenheiro, diretor acadêmico da Univesp e docente associado Nível 3 da Escola Politécnica da USP. Como pesquisador, possui diversos trabalhos voltados à educação a distância, realidade virtual, metaversos, tecnologias imersivas, design e interação na educação e na saúde. Ele também é conhecido no meio educacional por sua atuação em associações acadêmico-científicas, como palestrante e por publicações, entre elas o livro “Educação sem Distância”, que é uma das principais referências em tecnologia e mídias na educação. O docente também é bolsista de produtividade nível 2 do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, na área de Tecnologias Educacionais. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Design da FAU/USP e Professor do Curso de Pós-graduação a Distância "Computação Aplicada à Educação", do ICMC/USP. De 2022 a 2024, foi presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e coordenou o Comitê Técnico-Científico do CIAED 2023 e CIAED 2024. Desde 2019 faz parte do Conselho da Bett Brasil (nova denominação do tradicional evento Educar/Educador).
Celia Haas
Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade
Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, Mestre em Educação:
História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo e Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com
ênfase em Administração Educacional, com atuação nos seguintes temas: políticas
públicas e avaliação de educação superior; formação de professores e educação a
distância (EaD). Professora Titular da Universidade Virtual do estado de São
Paulo (UNIVESP).
Internacionalização - Univesp
No contexto da internacionalização, a Univesp tem
avançado significativamente por meio de Memorandos de Entendimento (MoU)
firmados com instituições de renome mundial. Entre esses acordos, destacam-se
as parcerias com a Faculdade de Educação da Universidade de Lisboa, a Reykjavik
University, da Islândia e a Universitas Terbuka (UT), da Indonésia. Essas
colaborações proporcionam oportunidades para o intercâmbio acadêmico, o
desenvolvimento conjunto de pesquisas e a troca de boas práticas no ensino a
distância.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 70 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 440 polos e está presente em 382 municípios do Estado, 59 % do território paulista.
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