Período de inscrições será de 03 a 12 de fevereiro; aulas on-line têm início em 24 de fevereiro
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) disponibiliza a partir do próximo mês, a primeira oferta da "Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão" a todos seus estudantes de graduação. A ação inédita foi criada como disciplina optativa em uma articulação com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). Além da Univesp, a iniciativa ofertará outras 16 mil vagas a universidades paulistas, vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), entre elas, a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Os estudantes da Univesp devem se matricular no Portal do Aluno, no período de 03 a 12 de fevereiro. O início das aulas, on-line e assíncronas, acontece em 24/02. A disciplina terá duração de oito semanas, com 100% do material pedagógico utilizado acessível, com Libras e audiodescrição. O conteúdo estará disponível na plataforma digital da Univesp e permitirá que os alunos acessem o curso de qualquer lugar, promovendo uma experiência de aprendizado inclusiva e alinhada aos princípios de equidade e universalidade.
A ação visa capacitar os universitários a compreender e promover a inclusão em diversos contextos sociais e educacionais. Por meio de uma abordagem ampla e interdisciplinar, a iniciativa busca sensibilizar futuros profissionais para a importância de eliminar barreiras, garantir os direitos das pessoas com deficiência e fomentar uma cultura que valorize a diversidade humana. A metodologia também prepara os alunos para aplicar conceitos de acessibilidade, tecnologia assistiva e desenho universal em suas áreas de atuação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Mais de Notícias
-
Univesp organiza ciclo de lives temáticas no mês do professor
-
Univesp realiza II Solenidade de Formatura de 2025
-
Inep divulga resultado do Censo Superior 2024
-
Univesp, CPS, FITO e Unesp organizam Hackathon para a criação de jogos digitais voltados à gestão emergencial de desastres
-
Alunos da Univesp são destaque em hackathons