Evento on-line acontece dia 29/08, com três mesas temáticas e representantes de seis países

09/08/24

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) participa, remotamente, no dia 20 de agosto, a partir das 16h, da 3ª Jornada Internacional da RedAES- Rede de Apoio ao Ensino Superior. O encontro, que possui neste ano o tema “Internacionalização em Casa”, discutirá atividades essenciais para a formação superior que envolvam a internacionalização sem a necessidade de deslocamento físico, ou seja, utilizando recursos virtuais e tecnológicos.

Serão três mesas temáticas, reunindo representantes de seis países: Estados Unidos, Holanda, México, Portugal, Reino Unido e Brasil. As instituições participantes incluem a Amsterdã Universid, Centro Paula Souza, Open University, Universidade Autônoma Nacional do México, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Lisboa, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do ABC, Univesp e Yale University.

A cerimônia de abertura terá início às 09h30 com participação das equipes de gestão das IES envolvidas na organização da 3a. Jornada. Na parte da manhã (10h00-12h00), a Mesa 1 discutirá "Currículo e Mobilidade Virtual", abordando as formas de integrar a mobilidade virtual internacional ao currículo, as oportunidades oferecidas pelas instituições de ensino superior e seus parceiros, bem como os resultados observados. Os participantes também discutirão as ferramentas utilizadas para a mobilidade, questões culturais, aplicações profissionais e aspectos relacionados à linguagem.

À tarde (14h00-16h00), a Mesa 2 tratará do tema "Intercâmbios Virtuais: Tendências Futuras", com foco nos projetos desenvolvidos através de intercâmbios virtuais, conhecidos como Collaborative Online International Learning (COIL), uma metodologia que envolve mais de 230 instituições de ensino superior ao redor do mundo. O objetivo da mesa é analisar o desenvolvimento dos intercâmbios virtuais e os resultados dessa prática na educação, bem como no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

Encerrando o evento (16h00-18h00), nossa instituição fará parte da Mesa 3, e abordará a "Internacionalização no Ensino a Distância", debatendo a temática como um ponto de partida para a melhoria da qualidade na educação globalizada. Esse movimento pode proporcionar uma melhor condição de aprendizagem, um contato cultural significativo, uma maior qualidade de ensino, certificados globais, dupla titulação e custos mais acessíveis, entre outras vantagens para os estudantes.

A Jornada Internacional da RedAES é um evento que visa fomentar o debate Internacional sobre questões emergentes na educação, reunindo profissionais e representantes de Instituições de Ensino Superior. Com início em abril de 2024, a 1ª Jornada abordou a “Formação docente para Educação Superior: desafios e potencialidades dos novos contextos universitários” e a 2ª Jornada tratou do tema “Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias na Educação Superior”.

Inscrições e Programação Completa em: https://www.even3.com.br/3-jornada-redaes/

Sobre a RedAES

A RedAES é uma organização social e acadêmica composta por nove instituições públicas sediadas no estado de São Paulo (CEETEPS, IFSP, UFABC, UFSCAR, UNESP, UNICAMP, UNIFESP, UNIVESP e USP), cujo principal objetivo é reunir docentes, gestores(as) e demais profissionais envolvidos(as) com os processos de formação profissional para atuação na Educação Superior. Dessa forma, as instituições parceiras trabalham com a perspectiva de compartilhar conhecimentos e experiências formativas. Ao discutir novas diretrizes educacionais e investigações sobre a Pedagogia Universitária, a rede também busca promover o desenvolvimento de práticas docentes socialmente referenciadas e alinhadas com as demandas da Educação Superior no século XXI.