Presidente e diretora acadêmica apresentaram as iniciativas direcionadas à formação de professores

08/11/22

O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Rodolfo Azevedo, participou nesta terça-feira (08/11), da abertura do “Encontro de Coordenadoras e Coordenadores de cursos de Licenciaturas das Instituições de Educação Superior Públicas Paulistas”, no Centro de Inovação da USP, Inova USP, na capital. O evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Coordenadoria de Ensino Superior, com programação até o dia 09/11, tem o objetivo de fomentar a articulação, integração e a troca de experiências entre os profissionais, além de propor a construção de um Observatório Paulista de Formação de Professores.

Durante suas palavras, Azevedo reforçou o papel fundamental do coordenador para a formação de professores e destacou dados da universidade. “Quando falamos de Licenciaturas, pensamos no futuro. Temos que encontrar todos os meios para a conexão de mestres e discentes. Desde 2019, a Univesp trabalha na reestruturação do projeto pedagógico, com o ingresso por eixo de conhecimento, levamos vagas a 360 municípios. Expandimos polos e cursos, e fomentamos a inclusão. Cerca de 76% dos nossos estudantes representam a primeira geração da família com curso universitário. Outros 39% são responsáveis pela renda familiar. A instituição, ao longo dos seus 10 anos, leva educação superior a distância de qualidade e serve de modelo para outras, fato que revela uma ação assertiva do Governo Estado de São Paulo”, ressaltou.

A solenidade contou ainda com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Caetano, do coordenador de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Sandro Roberto Valentini, do pró-reitor de Educação da USP, Aluisio Cotrim Segurado, do pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Felizardo Contrera Toro, da pró-reitora de Graduação da Unesp, Celia Maria Giacheti, da conselheira do Conselho Estadual de Educação, Rose Neubauer e do diretor de Graduação do Centro Paula Souza, Rafael Ferreira Alves.

A diretora acadêmica Univesp, professora Simone Telles, colaborou na primeira mesa de trabalho, com o tema “O Compromisso das IES públicas paulistas com a valorização da formação de professoras e professores”. Em sua apresentação, ela destacou a Univesp como uma política de inclusão social para a formação de docentes paulistas. “É fundamental criarmos mecanismos para que os professores formados em instituições públicas atuem nas escolas estaduais e municipais do nosso Estado”, completou.

Licenciaturas na Univesp

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de educação a distância (EaD). O aluno conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem e possui o apoio do polo presencial, onde são realizadas provas e atividades em grupos. Os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas. Atualmente, nos vestibulares, são oferecidos os cursos de Pedagogia, Matemática e Letras.