Encontro promovido pela Casa Militar e Secretaria da Educação tem como foco contribuir com a formação de profissionais, além de incentivar o diálogo para efetivação de políticas voltadas à RDD nas comunidades

04/04/18


A chefe de gabinete da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Ana Carolina Lafemina, participou nesta quarta-feira, (04/04), do fechamento do I Seminário Internacional e do II Estadual de Educação em Redução de Riscos e Desastres. O encontro reuniu durante dois dias, (03 e 04/04), pesquisadores, profissionais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, professores, entidades voluntárias e técnicos que atuam na área de redução de riscos e desastres, com a proposta de promover diálogo e políticas públicas de RDD nas comunidades. O evento foi promovido pela Casa Militar e Secretaria de Estado da Educação, com as parcerias da Univesp, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e da Office Of U.S. Foreign Disaster Assistance (USAID/OFDA).

De acordo com os organizadores, os encontros incentivaram a reflexão sobre a cultura de redução de riscos e desastres no território nacional, e ampliaram o debate entre especialistas e professores na discussão sobre a importância da formação continuada de educadores e técnicos na temática. “As discussões reforçam a importância dos planos locais de redução de riscos e desastres, em especial voltados às comunidades escolares. O Estado de São Paulo também tem avançado em ações voltadas à RDD, mas precisamos fomentar essa cultura em todo o país”, fala Ana Carolina.  

Os encontros foram iniciados por meio de videoconferência, com transmissão ao vivo pelo site da Rede do Saber, das 9h30 às 12h, do dia 03/04. A etapa presencial ocorreu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato de Souza”, da Secretaria de Estado da Educação, localizada na rua João Ramalho, 1.546, Perdizes, São Paulo. 

Além da chefe de gabinete da Univesp, o evento desta quarta contou com as participações do secretário de Estado da Educação, Dr. José Renato Nalini, da secretária Chefe da Casa Civil e Coordenadora da Casa Civil, coronel PM Helena dos Santos Reis, do representante da USAID/OFDA, Aderbal Vicente Lapolli, e do representante da Cemadem, Victor Marchezini.