Cerimônia on-line contou com a presença de mais de 500 formandos, de 89 polos, de 54 cidades de todo o Estado

24/08/21

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta terça-feira (24/08), a maior colação de grau já feita em seus 09 anos de existência. A solenidade virtual, devido à pandemia, teve a participação de 538 licenciados dos cursos de Biologia, Química, Matemática, Pedagogia e das Engenharias de Computação e Produção, de 89 polos, de 54 municípios de todas as regiões do Estado. O evento foi conduzido, ao vivo, direto do estúdio da Univesp TV, com a apresentação da mestre de cerimônia Chris Maksoud, e tradução em Libras. A transmissão também ocorreu via YouTube.

O encontro foi aberto oficialmente pelo presidente da universidade, professor Rodolfo de Azevedo. Logo após, foi exibido um vídeo da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, com uma mensagem especial aos novos profissionais. “Em nome do Governo de São Paulo, quero parabenizar a todos vocês que estão recebendo o diploma de graduação da Univesp. Fico muito feliz em ver que vocês estão aqui hoje, em um dos momentos mais desafiadores, da maior crise econômica, sanitária e humanitária que o nosso país enfrentou em sua história recente. Vocês estão mostrando que são exemplos, não só para suas famílias, mas também para outros jovens e adultos do Estado que querem transformar sonhos em realidade”, disse a secretária.

O juramento dos cursos de Engenharias foi feito pelo graduando em Engenharia de Computação, Marcio Cunha, e a declaração das Licenciaturas foi realizada pela formanda em Pedagogia, Viviane Santos.

A professora homenageada da noite, Profa. Dra. Silvia Mattos Gasparian Colello, deixou seu recado, emocionada. “Reconheço e aplaudo o esforço de vocês. Foi com muita alegria que recebi o convite para participar dessa cerimônia. Espero que vocês tenham muito, mas muito sucesso”, afirmou a discente, que citou trechos do educador Paulo Freire em seu discurso incentivador.

A diretora acadêmica, Simone Telles, também proferiu palavras inspiradoras aos formandos. “Vou citar uma palavra para vocês, humanidade. Nós nos comprometemos com conteúdos, pesquisas, metodologias e tecnologias, mas também a olhar para o aluno como uma pessoa que tem sonhos, necessidades e dificuldades. Estar próximo, estar presente, isso é educação”, ressaltou Telles.

Após a outorga de grau, Rodolfo Azevedo fez um agradecimento especial a todos envolvidos no evento, graduandos, familiares, professores, equipe da universidade e da Univesp TV. O presidente ainda deixou um recado para reflexão. “No dia que fizeram vestibular, vocês tinham um sonho. Hoje é a data em que esse sonho se realiza e ele encontrou um eco. Agora é o momento para vocês sonharem mais alto”, falou Azevedo.

Antes de encerrar a solenidade, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios licenciados, com seus colegas de turma e familiares.

Licenciaturas

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de ensino a distância (EaD). O aluno conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem e possui o apoio do polo presencial, onde são realizadas provas e atividades em grupos.

Engenharias

Os cursos de Engenharia de Computação e Produção da Univesp possuem duração de 5 anos. Ambos são habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.