Cerimônia reuniu concluintes em Licenciaturas e Bacharelados; encontro aconteceu no Teatro Bradesco, na capital paulista

26/09/24

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta quarta-feira (25/09), a Solenidade de Formatura de estudantes dos cursos de Letras, Matemática, Pedagogia, Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção e Tecnologia da Informação, de polos de todas as regiões do Estado, que colaram grau em 2024, até o mês de agosto. O evento realizado no Teatro Bradesco, no Shopping Bourbon, capital paulista, reuniu cerca de 300 formandos, representando mais de dois mil univespianos.

É a segunda cerimônia presencial de formatura do ano. No total, mais de 5 mil alunos já participaram de colações e solenidades em 2024. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela Univesp TV e YouTube, com tradução em Libras, participação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica e conduzida pelo jornalista Everton Lucas, com a participação de Jana Fernandes entrevistando formandos e familiares da plateia.

A mesa de autoridades contou com a participação do professor da USP e membro do Conselho de Curadores da Univesp, Ignacio Poveda Velasco. Em representação ao secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, a secretária executiva Stephanie Yukie Hayakawa da Costa esteve presente no evento. “A Univesp é motivo de orgulho para todo o Estado de São Paulo. Os diplomas entregues hoje carregam também prestígio, excelência, desenvolvimento humano e profissional. Parabéns à Univesp, familiares, amigos e formandos, faço votos de felicidades e sucesso a todos”, disse.

O vice-presidente da Fundação Padre Anchieta, Eneas Carlos Pereira, também esteve presente no evento e ressaltou a importância da união entre a instituição e a Univesp. “É uma das parceiras mais exitosas que a TV Cultura construiu nos últimos anos devido ao propósito da educação, um de nossos pilares. Hoje é uma noite memorável, parabéns a todos”, afirmou.

O presidente da instituição, professor Marcos Borges, abriu a cerimônia e, em seguida, houve a execução do Hino Nacional. Após apresentar números da universidade e perfil de alunos, o apresentador Everton Lucas fez uma dinâmica com os familiares e concluintes, revelando a responsabilidade e motivação para concluir o ensino superior.

Os juramentos dos cursos foram realizados pelos formandos Antônio Carlos Fidelis, dos Bacharelados, e Cassia Baptista da Silva, das Licenciaturas. Para ser homenageada nesse Eixo, foi escolhida a professora Silvia Colello. "Esse momento nasceu de um sonho e hoje ele se realiza, como fruto de muito trabalho, mas promessa de satisfação. Quero expressar meu contentamento ao constatar que meus alunos de ontem, tornam-se, a partir de agora, meus colegas e parceiros na luta por uma educação de qualidade”, proferiu a docente.

Já pelas turmas de Bacharelados, foi nomeado o professor Cristhof Runge. "Vocês são vitoriosos. Tenham a certeza que todos possuem uma formação sólida e estão preparados para os desafios profissionais. Um ciclo se encerra e outro se inicia, desejo um futuro de sucesso e prosperidade", concluiu.

A diretora acadêmica, professora Lubienska Ribeiro, falou aos formandos com uma mensagem inspirada no filme “A Vida em Si”, dirigido pelo roteirista americano Dan Fogelman. “A educação que esperamos no nosso país, transcende tempo e espaço. Vocês e os alunos que procuram a Univesp, têm amor pelo conhecimento e escolheram fazer mudanças e a diferença na vida de pessoas próximas, muitas delas presentes aqui. Agradeço a confiança que tiveram em nossa universidade, parabéns a todos”, falou.

O presidente da Univesp, professor Marcos Borges, encerrou a noite. “Parabéns, vocês foram desbravadores. Graças, e com vocês, a Univesp aprendeu, cresceu e hoje é referência na modalidade de ensino a distância. Sejam felizes e tenham muito sucesso”. Borges ainda apresentou números da universidade e revelou novos projetos, como o I Congresso Univesp, evento que acontece no final de outubro, voltado aos colaboradores da universidade e orientadores de polo, com a exposição de palestras, cases profissionais de sucesso e trabalhos de alunos em destaque.

Inspirações

A noite foi de dupla comemoração para Adriana Correa, de 42 anos, e Luis Henrique Correa, de 40 anos. O casal realizou em conjunto o sonho da esperada graduação. “Hoje, eu e meu marido estamos nos formando juntos, mas em cursos diferentes. Ele começou a cursar Engenharia de Produção, no polo de Campinas, enquanto eu cuidava do nosso filho pequeno e da casa. Decidi tentar o vestibular para Pedagogia no polo Sumaré e passei. Sempre nos apoiamos e incentivamos novos desafios um ao outro. O ensino a distância permitiu conciliar nossa vida pessoal, profissional e acadêmica. Seguimos com novos planos, inclusive de prestar mais cursos na Univesp".

Diego Alves dos Santos, de 38 anos, formando em Engenharia de Computação, polo Ribeirão Pires, conheceu a Univesp por meio de amigos que estudavam na instituição. Por ser gratuita e ter boas referências, identificou a oportunidade de realizar um curso superior. “O ensino a distância exige muita disciplina, o caminho é longo, mas gratificante. Estou feliz em concluir minha graduação e incentivar outras pessoas a estudar, como meu irmão mais novo que hoje está aqui comigo”.

A concluinte em Pedagogia, Zenaide Braga Tytlik, de 56 anos, era cabeleireira quando decidiu prestar vestibular na Univesp. “No momento em que comecei a estudar na universidade, me encantei. Iniciei o curso um pouco antes da pandemia e a Univesp transformou a minha vida. A ideia de ter uma graduação e a comunicação com os colegas foi o que me motivou naquele período de isolamento. Agora quero cursar Matemática, ano que vem farei o processo seletivo novamente”.

Foto: Nadja Kouchi