Mais de 130 formandos de Engenharia de Computação e Produção ingressaram no vestibular de 2014; até julho de 2020, outros 400 alunos devem se formar

30/08/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) promoveu nesta quinta-feira (29/08), a cerimônia de Colação de Grau 2019 das primeiras turmas das engenharias, no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SDE), zona oeste da capital paulista. No total, 137 estudantes dos cursos de Engenharia de Computação (51) e Produção (86), ingressantes no vestibular de 2014, foram convocados para receber os certificados de conclusão. Até julho de 2020, outros 400 alunos devem se formar. Os diplomas são digitais e emitidos via internet, por meio de parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

A solenidade foi aberta pela diretora acadêmica da Univesp, professora Simone Telles, que no ato representou o presidente, professor Rodolfo Azevedo. Logo em seguida, a aluna de Engenharia de Computação, Eliane Nascimento da Silva, subiu ao palco para fazer o Juramento de Fidelidade Profissional.

A cerimônia teve sequência com o professor e coordenador da Engenharias, um dos idealizadores da universidade, Waldomiro Loyolla. “É com enorme alegria que parabenizo do fundo do meu coração todos os formandos e suas famílias. Vocês são os primeiros engenheiros formados pela Univesp, estão fazendo uma grande história. Hoje, podemos ver o resultado de tudo o que planejamos há anos. É muita felicidade”, disse emocionado.

O professor falou ainda das atribuições de cada profissão e a habilitação dos cursos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP). “Vocês são agora profissionais completos e capacitados para conquistar um bom lugar no mercado de trabalho. Me sinto honrado em fazer parte desse processo”, afirmou.

A diretora acadêmica, Simone Telles, também estava comovida com a colação, já que os formandos foram seus primeiros alunos de Língua Inglesa. “Agradeço a todos. Tenho muito orgulho de ter participado da formação de vocês. Desejo muito sucesso e realizações aos nossos engenheiros”, comentou.

A engenheira de Produção, Samanta da Silva Melo Oliveira, que também é historiadora e arqueóloga, conta como administrou seu tempo para concluir a universidade. “Quando passei no vestibular o meu filho estava com quatro meses e, durante o curso, tive minha filha, fiz o trabalho de conclusão durante meu resguardo. Por ser a distância, eu me organizava, separava as horas de estudo e sempre contava muito com o apoio de meu marido, Rafael. Foi muito corrido para conciliar estágio, atividades finais e meus filhos, mas eu consegui”, ressalta Samanta.

Para a também Engenheira de Produção, Zuleide Silva de Oliveira Barutti, o curso foi desafiador. “Além do estudo a distância exigir mais disciplina e esforço, senti um pouco de resistência de alguns colegas devido a minha idade. Tenho 57 anos, e pensei até em desistir. Mas com muita determinação e apoio da minha família resolvi continuar. Hoje, estou aqui na minha colação de grau. Minhas duas filhas presentes na solenidade, também são estudantes de Engenharia da Univesp e em breve deverão ser formar. Me sinto realizada”, contou Zuleide.

Veja fotos do evento no Facebook da Univesp.