Evento on-line reuniu estudantes de 351 municípios do Estado de São Paulo; transmissão aconteceu ao vivo pela Univesp TV e canal oficial da instituição no YouTube

15/08/24

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta quinta-feira (15/08), a colação de grau on-line com convocação de 2.405 estudantes de turmas das licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia, e dos bacharelados em Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharias de Computação e Produção, de 351 polos, de todas as regiões do Estado. O evento foi conduzido, ao vivo, no estúdio da Univesp TV, com apresentação do jornalista Everton Lucas, tradução em Libras e entrada com Jana Fernandes direto do polo de Osasco, onde aconteceu a cerimônia presencial de sete alunos da unidade. A transmissão também ocorreu via YouTube.

O encontro foi aberto pelo apresentador, que na ocasião justificou a ausência do presidente, professor Marcos Borges, devido ao falecimento de seu pai, senhor José Augusto Pinto Borges. No momento, foi enviada uma mensagem de pesar em nome de toda equipe da universidade. Logo após, a cerimônia foi iniciada pela diretora acadêmica, professora Lubienska Jaquiê Ribeiro.

Na sequência, o aluno Cleiton Aparecido dos Santos Abrahão fez a leitura do juramento voltado aos bacharelados e a estudante Cassia Aparecida Baptista da Silva, das Licenciaturas.

A professora Filomena Elaine Paiva Assolini foi escolhida pelas turmas de licenciatura para ser a homenageada. "Agradeço a Univesp por ser um pilar fundamental na formação acadêmica e profissional de seus estudantes, proporcionando conhecimento e uma base sólida para a construção de carreiras e vidas. Agradeço aos meus alunos que com muita consideração e respeito, me escolheram para essa homenagem, estou muito feliz. Que essa vitória seja sinal que o futuro reserva ainda mais conquistas e oportunidades”, afirmou.

O docente Júlio Cezar Estrella, nomeado pelos alunos dos bacharelados, enviou uma mensagem que foi exibida ao vivo. "Estamos aqui para celebrar uma conquista, fruto de esforço e perseverança. Nessa jornada, pude ver a paixão e empenho em cada projeto, aula e desfaio enfrentado. Foram anos de aprendizado mútuo, troca de conhecimento, de crescimento profissional e pessoal. Hoje vocês saem como profissionais qualificados para transformar o mundo. Me sinto privilegiado por ter feito parte dessa trajetória. Parabéns a todos!", disse.

Após a ourtoga de grau, a diretora acadêmica da Univesp deixou o seu recado. “Me sinto honrada pela oportunidade de participar desse momento que reflete o sonho de vocês. Gosto de citar frases do escritor Stan Lee: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Nunca se esqueçam de serem profissionais responsáveis, mas, acima de tudo, humanos. Eu e toda a equipe Univesp acreditamos em vocês e na educação que receberam. Sucesso sempre e parabéns a todos”, finalizou.

A solenidade contou ainda com a participação de Felipe Teves Uchida, que no ato representou todos os colaboradores da instituição, que auxiliam os discentes durante a trajetória educacional. Ao final da transmissão, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios formados, com seus colegas de turma e familiares.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS).  A Univesp tem mais de 80 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 375 municípios do Estado, 57% do território, que abrigam mais de 93% da população paulista.