Cerimônia on-line reuniu formandos dos cursos de Licenciaturas em Biologia, Matemática e Pedagogia, Engenharias de Produção e Computação

28/04/22

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta quinta-feira (28/04), a colação de grau on-line de turmas de Licenciaturas em Biologia, Matemática e Pedagogia, Engenharias de Produção e de Computação. A solenidade virtual teve a participação de 275 licenciados de 163 polos, de 130 municípios de todas as regiões do Estado. O evento foi conduzido, ao vivo, direto do estúdio da Univesp TV, com a apresentação do mestre de cerimônia Everton Lucas e tradução em Libras. A transmissão também ocorreu via YouTube.

O encontro foi aberto oficialmente pelo presidente da universidade, professor Rodolfo de Azevedo. Logo após, o juramento dos cursos de Engenharias foi feito pelo graduando Julio Manoel Correia e o de Licenciaturas, por Silmara Mineiro Barbosa.

Professores das áreas também participaram do evento. Vera Lucia Capelini foi a mestra escolhida para ser homenageada pelos formandos de Licenciaturas e Marcos Antônio Simplício Junior, pelos concluintes das Engenharias.

A diretora acadêmica, Simone Telles, esteve presente na solenidade e citou um conceito em inglês, que define uma relação entre o simples e o complexo. “Olhem para situações complexas e tentem transformar em simplicidade. Façam o diferencial na vida das pessoas e cresçam com isso. Deixo a todos a sugestão de sempre terem um olhar positivo, sereno, para qualquer situação em que vocês se encontrarem. Parabéns e um grande abraço a todos”, disse Telles.

Após a outorga de grau, Rodolfo Azevedo ressaltou a importância do apoio e incentivo de familiares e amigos para a conquista do diploma. “Garanto que muitos de vocês têm agora alguém muito feliz ao lado pela conquista de hoje. Gostaria de abrir espaço para essas pessoas que estiveram junto com vocês nesse percurso até aqui. Parabéns e muito sucesso!”.

Antes de encerrar a solenidade, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios licenciados, com seus colegas de turma e familiares.

Licenciaturas

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de educação a distância (EaD). O aluno conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem e possui o apoio do polo presencial, onde são realizadas provas e atividades em grupos. Os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.

Engenharias

Os cursos de Engenharia de Computação e Produção da Univesp são gratuitos e têm duração de 5 anos. Ambos são habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.