Evento virtual contou com palestras realizadas por orientadores das unidades presenciais de ensino

30/11/20

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) promoveu na última semana, entre os dias 24 e 26/11, o III Workshop de Polos. O encontro on-line, devido à pandemia, teve mais de 400 participantes e visou a formação e integração de toda a equipe de Polos.

O evento foi composto por palestras virtuais dos orientadores de polos (OPs), realizadas por meio da plataforma Blackboard Collaborate. O primeiro dia foi aberto pela diretora acadêmica, Simone Telles, que reforçou a importância do profissional de polos na formação dos estudantes. Após sua fala, as OPs Eloisa Ribeiro, do polo de São João da Boa Vista, e Luciana Ambrosio, de Sertãozinho, apresentaram a palestra “Gestão de Polo EaD” e abordaram suas experiências com o poder público para fortalecer os polos nos municípios. Na sequência, os OPs Renato Ranzoni, de Pirassununga, e Fabiana Sanchez, de Piracaia, palestraram sobre “Boas Práticas nos Polos” e mostraram seus conhecimentos e empenho para integrar alunos e munícipes.

O segundo dia do encontro contou com a abertura da gerente da Diretoria Acadêmica, Juliane Guelere. A colaboradora falou sobre as novas soluções tecnológicas da Univesp e o suporte que a sede oferece aos OPs durante a transição de ferramentas. A OP Áurea Pereira, do polo de Anhembi, começou o ciclo de palestras do dia com “Acessibilidade e Assistências nos Polos”. A profissional mostrou aos participantes o depoimento do aluno deficiente visual Denivane Alves da Silva. “Polos em Redes Sociais” foi o tema da palestra seguinte, com as OPs Amandda Marar, de Bauru, e Keli Damasceno, de Lençóis Paulistas, expondo sobre o uso de Facebook, Instagram e WhatsApp para motivar os alunos.

O último dia de palestras teve abertura do presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, que abordou números e ações da universidade, além do processo seletivo e a participação dos OPs no dia a dia acadêmico. Após a apresentação, as OPs Celina Batista, do polo SP Quinta do Sol, e Suzete Moraes, de Artur Nogueira, discutiram o “Acolhimento de Alunos nos Polos”. A dupla mostrou atividades que podem ser feitas no primeiro contato com os alunos ingressantes, mesmo com pouco investimento financeiro.

A última palestra foi “Trote Solidário nos Polos”, com as OPs Sonia Iodes, de Vinhedo, e Tatiane Salomão, de Borborema, polos que tiveram destaque no Trote Cidadão Paulista 2020. A dinâmica contou com a participação de alunos que executaram trotes: Rosemeire Aparecida Barbosa, Elder Jose Pereira Pinto, Barbara Janaina de Souza, Isabela de Oliveira, Vandicleide da Silva Barros, Leticia Aparecida Neves e Ana Cristina Carboni Cichetto Gonçalves.

O III Workshop da Equipe de Polos foi gravado e será disponibilizado na Trilha de Formação da Equipe de Polos, junto com as apresentações. Para o coordenador da Equipe de Polo, Marcelo Meratti, a iniciativa foi um sucesso, mesmo sendo realizada de forma virtual. “Fizemos o workshop on-line por causa da pandemia, mas a aceitação e participação de todos mostrou que essa solução teve grande êxito”, disse.

A Univesp agradece a participação dos envolvidos na iniciativa, em especial aos orientadores de polo, que se dispuseram a compartilhar importantes vivências.