Encontro aconteceu no estúdio da TV Univesp, localizado na sede da TV Cultura, na capital paulista; objetivo foi oferecer técnicas e dicas para a gravação das videoaulas

28/05/18


A Univesp realizou na última sexta-feira (25/05) um treinamento para professores das Licenciaturas de Matemática e Pedagogia.  O encontro aconteceu no estúdio da TV Univesp, localizado na sede da TV Cultura, na capital paulista, e teve como objetivo oferecer técnicas e dicas para a gravação das videoaulas. As capacitações acontecem mensalmente. Dessa vez participaram os professores de Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica, Caio Alves, de Psicologia da Educação, Maria Helena Palma e a docente de Didática, Maria Teresa Van Acker.

As técnicas para um melhor desempenho frente às câmeras foram apresentadas pelo designer instrucional da Univesp, Édison Trombeta. Dicas de respiração, controle da voz, figurino, postura e a importância de um material didático e ilustrativo estiveram entre os temas apontados. “Apresentamos informações básicas de gravação para que o foco dos professores esteja sempre na qualidade do conteúdo, que atraia o aluno”, afirmou Trombeta.

Para o professor Alves, as dicas são fundamentais para a ambientação do educador. “Nós não estamos acostumados a fazer vídeos, esse treinamento é interessante porque passamos a entender o ambiente e quais as possibilidades para um melhor aproveitamento do conteúdo passado. Podemos pensar e planejar como serão as gravações das videoaulas, ferramentas importantes dos cursos a distância, que possibilitam uma interação diferente. O treinamento foi enriquecedor”, disse.  

De acordo com as professoras Maria Teresa e Maria Helena, o media training é motivador. As educadoras ressaltaram que receberam o apoio necessário para as gravações das videoaulas, o ponto de apoio da educação a distância. A capacitação também foi acompanhada por outros profissionais da Equipe de Designer Instrucional da Univesp e da TV Cultura.